Dicas e truques do iPhone 6

Dicas e truques do iPhone 6

Desde que foi lançado, o iPhone 6 tem sido muito comentado entre os usuários. Apesar do preço "salgado", o top de linha da Apple trouxe novos recursos que o mantiveram no pódio de melhores smartphones do mercado. Porém, diante de tantas funcionalidades, boa parte das pessoas sequer sabe o que fazer para tirar o máximo de proveito do aparelho e do sistema iOS. Confira uma lista cheia de dicas e truques para deixar o smart da maçã ainda melhor.
Aprenda a recuperar fotos deletadas do iPhone ou iPad via backup
iPhone-6-mão (Foto: Anna Kellen/TechTudo)Conheça 10 funções escondidas no Iphone 6 (Foto: Anna Kellen/TechTudo)
1. Crie uma ficha médica para situações de emergência 
Ficha médica traz informações importantes em emergências (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Ficha médica traz informações importantes em emergências (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Ficha médica traz informações importantes para casos de emergência (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
O iOS 8 trouxe uma funcionalidade que pode ser muito útil em casos de emergência. Os usuários que desejarem podem cadastrar uma ficha médica dentro do app Saúde - aplicativo nativo do iPhone 6. Nela é possível informar dados importantes como tipo sanguíneo, ficha médica, contatos para recorrer em casos urgentes e mais. O mais interessante é que esses dados podem ser acessados a qualquer momento, sem precisar desbloquear o iPhone.
2. Economize bateria deixando a tela do aparelho em preto e branco
Ativando modo preto e branco no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Ativando modo preto e branco no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Ativando modo preto e branco no iOS 8; recurso ajuda a economizar bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
O iPhone permite que o usuário customize uma série de opções do aparelho, inclusive a cor da tela. Para deixá-la em preto e branco, entre em "Ajustes" > "Geral" > "Acessibilidade" > "Tons de cinza". Este recurso pode ser um ótimo aliado para economizar a bateria do seu gadget.
3. Ligue o Acesso Guiado para limitar os apps que podem ser abertos 
acesso guiado (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)O Acesso guiado pode ser ótimo para quem tem crianças que mexem no celular (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)
Esta função pode ser muito interessante para quem tem criança em casa. Isso porque ela limita seu dispositivo a um único app e permite que você controle quais recursos estarão disponíveis para serem usados. Dessa forma, você poderá restringir temporariamente o dispositivo iOS a um app específico ou desativar áreas da tela que não são pertinentes. Para isso, acesse "Ajustes" > "Geral" > "Acessibilidade" > "Acesso guiado". Este é um recurso pouco conhecido, mas permite que pais controlem o que seus filhos acessam e funciona também para bloquear o conteúdo de outros adultos enxeridos.
4. Oculte imagens do álbum de fotos
Oculte fotos do Álbum do iPhone 6 (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Pressione a foto e depois aperte em Ocultar, como mostra a figura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)
O iPhone 6 traz um recurso que permite "esconder" imagens do álbum de fotos. Para isso, pressione a figura que deseja ocultar e aguarde. O iPhone mostrará duas opções: copiar e ocultar. Aperte em Ocultar e a imagem não vai mais aparecer naquele álbum.
5. Edite textos dentro do Bloco de notas
saiba mais
Uma função bem legal do iPhone 6 é poder editar textos dentro do Bloco de notas - app nativo do dispositivo. É possível colocar palavras em negrito, itálico, sublinhada ou até acrescentar imagens dentro do documento. Para editar uma palavra, selecione-a - como no procedimento usado para copiar. Depois de selecionada, vão aparecer opções como "Cortar", "Copiar", "Colar" e uma seta para o lado direito. Clique na seta e você poderá ver mais opções. Feito isso, aperte em BIU. Pronto, agora você verá alternativas como colocar em negrito, itálico ou sublinhado.
Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Veja no Fórum do TechTudo
Foto Bloco de notas (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Edite textos e acrescente fotos no Bloco de Notas do seu iPhone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)
Para inserir uma foto dentro do texto, selecione uma palavra e você verá a opção "Inserir uma foto". Ao clicar, o iPhone te redirecionará para o álbum de fotos. Basta selecionar a que você deseja que apareça.
6. Nomeie grupos de mensagens 
Nomeie seus grupos dentro do app Mensagens (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Nomeie seus grupos dentro do app Mensagens (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)
Para facilitar a vida dos usuários, o gadget da Apple criou uma função que ajuda a organizar o app nativo Mensagens (ou SMS). É possível nomear conversas quando mais de uma pessoa fizer parte da mensagem. Basta acessar a palavra "Detalhes", no topo direito da tela e escolher um nome para o grupo, como mostra a foto acima. Simples, não é?
7. Compartilhe sua localização com um contato
Compartilhe sua localização com um contato (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Compartilhe sua localização com um contato (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)
Ainda falando sobre o aplicativo Mensagens, é possível usar o programa para enviar sua localização para um contato. Para isso, entre em "Detalhes" e aperte "Compartilhar Localização". Você pode selecionar se deseja compartilhar sua localização por uma hora, até o fim do dia ou sem limite - como indica a imagem acima.
8. Configure seu smart para apagar mensagens frequentemente 
Aperte em  (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Aperte em "Manter mensagens" e depois selecione de quanto em quanto tempo você quer que elas sejam apagadas do iPhone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)
Existe uma forma de configurar o aplicativo Mensagens para que as conversas trocadas com outros contatos sumam de acordo com o tempo que você programar. Para isso, entre em "Ajustes" > "Mensagens" > "Manter mensagem". Selecione se você deseja mantê-las por tempo indeterminado, um ano ou 30 dias.
9. Escaneie seus cartões de crédito
Escaneando cartão de crédito (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Escaneando cartão de crédito (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Escaneando um cartão de crédito no iPhone 6 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Para quem costuma fazer compras online, essa pode ser uma ótima funcionalidade. O iOS 8, além de salvar o número dos seus cartões de crédito, ainda permite usar a câmera para escanear um cartão. Assim, os usuários não precisam mais perder tempo digitando os números e o risco de digitar algo errado acaba, pois os dados como nome, número e data de validade do cartão são preenchidos automaticamente. O recurso também está disponível no Safari, quando um campo de cartão de crédito é identificado – basta tocar em “Preenchimento Automático” e “Usar Câmera”.
10. Veja qual app está acabando com a sua bateria
O iOS 8 conta com um recurso útil para quem precisa passar muito tempo com o iPhone ou iPad longe da tomada. Agora, o sistema registra o gasto energético de cada aplicativo e "dedura" os vilões da bateria. Com essa informação, o usuário pode desinstalar o aplicativo, evitar usá-lo quando precisar poupar a bateria ou bloquear a execução em segundo plano. Para isso, entre em "Ajustes" > "Geral" > "Uso" > "Uso da bateria".
Histórico de uso da bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Histórico de uso da bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Histórico de uso da bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Após identificar os aplicativos que mais consomem bateria, você tem três opções: desinstalar, evitar usá-los quando estiver com pouca carga ou desativar a atualização em segundo plano.

Compartilhe usando