Dicas para tirar belas fotos com o Novo Moto E

Dicas para tirar belas fotos com o Novo Moto E

O novo Moto E trouxe consigo melhorias implementadas em sua câmera com relação ao modelo anterior. Mesmo com modestos 5 megapixels a câmera do novo modelo captura imagens com boa fidelidade de cor, e em ambientes bem iluminados consegue preservar bem os detalhes. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a obter bons resultados com o Moto E 2015, e quem sabe, se interessar pelo mundo da fotografia de bolso.

motoedicas
Você será quase um profissional da fotografia com o Moto E 2015./ © ANDROIDPIT

Cuidados básicos

O primeiro cuidado que se deve ter ao manusear o dispositivo é evitar que ele balance no momento da captura. Portanto, procure segurá-lo firmemente com as duas mãos. Para garantir a firmeza e controle do dispositivo, ao agarrá-lo com as duas mãos, curve ambos os braços e aproxime-os na altura do peito e mantenha-o firme. Isso servirá como apoio, fazendo com que seu braço esteja travado ao seu corpo e tudo corra bem. Antes de capturar uma imagem, teste a luz ambiente, e veja se ela está boa para a lente do dispositivo. Se a luz estiver refletida em um canto direito, e o objeto a ser capturado estiver a esquerda, você pode utilizar uma folha sulfite ou isopor para rebater essa iluminação ao sentido desejado.

Conhecendo a câmera do Moto E

Assim como qualquer dispositivo da Motorola, a câmera stock do Moto E 2015 é sucinta e traz ajustes básicos. Vou citar 3 funções presentes e seus truques.
HDR
Sempre bem-vindo, o HDR realiza a compensação de luz e contraste, alterando também os níveis e intensidade entre as cores. A melhor forma de usar a função é em situações em que o objeto a ser fotografado esteja contra a luz, para que ocorra a compensação da luminosidade. Na foto abaixo capturada em um shopping, utilizei o HDR do Moto E 2015 pois o local não tinha iluminação ambiente. O modo trouxe luz para as laterais, já que não havia janelas com iluminação. A melhor forma de notar os efeitos do HDR é testá-lo em um pôr do sol ou de uma janela, dentro de um cômodo sem luz.

IMG 20150303 154804865 HDR
O HDR faz a compensação de luz entre os elementos do seu cenário. / © ANDROIDPIT

Foco por exposição
Este recurso permite arrastar e definir o campo que receberá mais exposição, e isso aumentará os níveis de branco e luz, por isso deve ser usado com cuidado. Você pode jogar luz aonde não tem e fazer o foco do local selecionado simultaneamente. Se você está em um local iluminado, não notará muita diferença, na imagem abaixo precisei utilizar pois o tempo estava nublado e consegui obter mais exposição para as flores em primeiro plano.

IMG 20150228 134537335 HDR
O foco por exposição ajuda em locais nublados ou com pouca luz. / © 

Foco
Basta clicar na tela do Moto E 2015 e mantê-la pressionada por alguns segundos, e na sequência o software fará o foco para você.  É preciso que o local ou objeto que receberá o foco esteja a pelo menos 3 centímetros de distancia da lente do dispositivo. Na imagem abaixo capturei o chão em paralelepípedo. Respeitando a distância de 3cm, é perceptível como o campo focado está mais nítido em relação aos demais campos da imagem.

IMG 20150303 155235618 HDR 1
O melhor foco é obtido em ao menos 3cm do local desejado. / © 

Aplicativos extras

Câmera do Google ajuda muito pouco, sendo seu diferencial a grade. Com ela podemos corrigir o horizonte das imagens, fazendo com que seu chão não esteja torto. De resto, os mesmos comandos estão presentes no Moto E.

Icon
Google CâmeraINSTALAR
Talvez o maior inconveniente da câmera do Moto E 2015 seja a captura por toque na tela, muitas vezes capturando algo não desejado rápido demais. O aplicativo Câmera dispõe de um botão obturador virtual, que só captura a foto após ser selecionado. Assim fazer o foco é mais fácil, e a interface lembra e muito a introduzida com Android Ice Cream Sandwich. Vale o download.
Câmera 360 é um velho conhecido, e fornece filtros em tempo real, ferramentas para edição e outros complementos. A maioria dos filtros devem ser baixados após a instalação, sendo alguns pagos. A interface da câmera é amigável e fornece até controle de ISO.

Agite o Moto E para ativar a câmera

Assim como o Moto Maxx Moto X, o novo dispositivo possui a opção de ser chacoalhado mesmo com a tela bloqueada e ativar a câmera. O recurso só não funciona caso o usuário esteja com algum PIN para bloqueio de tela. Com esta função, capturar detalhes corriqueiros fica mais fácil.
Lembrando que algumas dicas apresentadas neste artigo podem ser aplicadas a outros dispositivos que rodem com Android Lollipop de outras fabricantes.
Fonte: AndroidPIT

Compartilhe usando