Entenda: iPhone bloqueado no iCloud.

Entenda: iPhone bloqueado no iCloud.

Até o lançamento do iOS 7, desbloquear um iPhone era simples. Bastava excluir todos os dados dele e refazer as configurações do gadget. Agora, com o mais recente sistema operacional móvel da Apple, isso não acontece mais. Isso se deve ao Activation Lock, um bloqueio via senha do iCloud que impede que ele seja reconfigurado sem senha.
Apagar tudo no iTunes não é mais tão fácil (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
Apagar tudo no iTunes não é mais tão fácil (Foto: Reprodução)
Esta é uma medida de segurança que visa inutilizar telefones roubados e/ou perdidos se alguém, que não seja o real dono do gadget, tente reconfigurá-lo posteriormente. O mais simples e conhecido método para isso seria justamente apagar tudo e reconfigurar pelo iTunes, sem inserir qualquer senha.
No iOS 7, isso não é mais possível. A exclusão dos dados vai funcionar, o início da configuração também, só que na hora de ativar o gadget, a seguinte mensagem será exibida: ”Buscar Meu iPhone precisa ser desativado para que o iPhone possa ser restaurado”. Aí é que está o “pulo do gato”. Para desativar o “Buscar Meu iPhone”, é preciso inserir o login e a senha originais que foram cadastradas pelo dono do celular como a “identidade virtual” dele no iCloud. Logo, não é possível completar o procedimento sem estes dados.
Jailbreak ou regredir o sistema funcionam?
Uma solução simples para isso seria fazer o downgrade do sistema operacional. Trocar o iOS 7 pelo iOS 6, já que neste não há o Bloqueio de Ativação. O procedimento oficial, no entanto, para isso foi desativado pela Apple ainda em setembro de 2013. Há muita demanda por formas de realizar este processo na web, mas nada 100% confirmado.
Configuração do iCloud precisa de senhas (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Configuração do iCloud precisa de senhas (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
O jailbreak, desbloqueio que remove uma série de limitações no sistema da Apple e que poderia ser uma opção neste caso, fez bastante sucesso em versões anteriores do iOS, porém ainda está “engatinhando” no iOS 7. Assim como o processo de regredir a versão do sistema operacional, há muitas dúvidas e incertezas.
Vale a pena comprar um iPhone bloqueado no iCloud?
É muito comum encontrar iPhones bloqueados no iCloud à venda na Internet, em sites como o Mercado Livre. Eles custam bem menos, e a grande maioria dos anúncios não possui detalhes sobre o que significa estar bloqueado no iCloud.
Vários iPhones bloqueados são vendidos online (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Vários iPhones bloqueados são vendidos online (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
Resumidamente, ele fica inútil se o usuário não tiver o login e a senha da conta original que foi cadastrada pelo primeiro dono do gadget. Para desativar o Bloqueio de Ativação, será preciso inserir a senha. Sem desativá-lo, não será possível usar o celular.
Talvez, no futuro, haja maneiras de superar este bloqueio. Por enquanto, porém, ainda não existe nenhuma maneira comprovada de desativá-lo. Por isso, pense bem antes de comprar um iPhone bloqueado no iCloud. É o barato que pode sair (muito) caro.
Fonte: TechTudo

Compartilhe usando