Android 5.1 Lollipop: Veja as 15 melhores funções da nova versão

Android 5.1 Lollipop: Veja as 15 melhores funções da nova versão

O Android 5.1 Lollipop trouxe suporte para dual-SIM, voz HD para dispositivos compatíveis e a Proteção de Dispositivos (por enquanto apenas para o Nexus 6 e Nexus 9), mas quais foram suas outras novidades? Tendo em conta que o changelognão menciona muitas mudanças no design, ficamos surpresos com alguns novos detalhes no Android 5.1 Lollipop. Neste artigo, reunimos 15 razões para atualizar seu dispositivo assim que o update chegar. Atualização: um problema de memória (memory leak) do Android 5.0 não foi resolvido no Android 5.1, mas felizmente o conserto desse bug chegará na próxima atualização. Confira mais detalhes no ponto 2.
Android 5 1 lollipop nexus 5
O Android 5.1 Lollipop rodando no Nexus 5. / © ANDROIDPIT

Vídeo hands-on das novas funções do Android 5.1

1. Notificações podem ser passadas para a barra de status

Com o Android 5.1 Lollipop, quando chega uma notificação enquanto você está olhando para a tela, agora é possível descartá-la mas sem que ela saia da barra de status e, por consequência, da barra de notificações. Essa pode parecer uma mudança pequena, mas é representa um grande avanço para quem passa muito tempo jogando no seu dispositivo Android.

2. Problema de memória parece resolvido

Ainda é cedo para afirmar com certeza, mas parece que os problemas de memória do Nexus 5 com o Android 5.0.1 foram resolvidos. Este quesito será atualizado depois que passarmos mais tempo testando a atualização.
Atualização: O Android 5.0 Lollipop foi distribuído com um grande bug: um "vazamento de memória" (memory leak) fazia com que aplicativos fossem fechados de repente e que o launcher fosse reiniciado. Dessa forma, widgets e atalhos desapareciam por um momento da tela.
Com o Android 5.1, esse memory leak deveria ter sido consertado, mas não foi o caso. A boa notícia é que o bug já foi resolvido internamente pela equipe do Google, mas ainda não há uma data exata para a distribuição desse conserto de bug. Será que essa é a primeira mudança trazida pelo Android 5.1.1? Vamos aguardar.
android 5 1 homescreen
O ícone do cadeado não tem mais um círculo (esquerda); à direita, as configurações rápidas. / © ANDROIDPIT

3. Mudanças na tela de bloqueio

Na tela de bloqueio, o pequeno ícone de cadeado não tem mais um círculo ao seu redor. Além disso, no Android 5.1 Lollipop quando clicamos na tela de bloqueio sem deslizar o dedo, a animação faz com que a tela dê um “pulinho” mostrando que se deve deslizar para cima. Essa função havia aparecido na prévia do Android L, sumiu no Android 5.0 e voltou nas versões posteriores.

4. Animações da Google Play Store

Se você já tinha atualizado a Play Store para a última versão (v5.3.5) antes de atualizar para o Android 5.1 Lollipop, irá notar várias pequenas animações ao mudar de categorias ou seções. Basicamente tudo que fizer agora na Play Store ganhará novas animações com o Android 5.1.
android 5 1 configuracoes
Repare na pequena seta ao lado da Wi-Fi. / © ANDROIDPIT

5. Atalhos e sub-menus das Configurações Rápidas

Agora, dentro das Configurações Rápidas, é possível acessar menus específicos para a Wi-Fi e para o Bluetooth (antes éramos levados para os sub-menus correspondentes). Além disso, se uma dessas opções estiver desativada, basta clicar no ícone do serviço para ativá-la. Tudo bem mais simples e prático.
android 5 1 wifi
O Android 5.1 Lollipop agora tem atalhos para menus da Wi-Fi e Bluetooth nas Configurações Rápidas. / © ANDROIDPIT
Você também pode remover os atalhos das Configurações Rápidas clicando longamente sobre eles (esses atalhos aparecem nas Configurações Rápidas quando ativados no menu das Configurações, como a inversão de cores e o hotspot de Wi-Fi). Trata-se de um detalhe, mas não deixa de ser prático.

6. LED funciona em todos os modos de som

A luz de LED agora funciona em todos os modos de som, inclusive no silencioso. Infelizmente, o modo silencioso padrão (acessado antes clicando no botão de abaixar volume até o fim) ainda não foi reintegrado no Android 5.1 Lollipop, mas agora é possível obter o mesmo efeito ao selecionar “Nenhum” no widget de volume: nenhum som, nenhuma vibração.
android 5 1 alarme
Os novos ícones do widget de som. / © ANDROIDPIT

7. Novos ícones do widget de som

No Android 5.0 tínhamos o widget de som com três títulos simples: “Nenhum”, “Prioridade” e “Tudo”. Aparentemente a equipe do Android achou que não era suficiente a acrescentou três ícones acima dos títulos: um círculo cortado para “Nenhum”, uma estrela para interrupções de prioridade apenas e um sino para tudo.

8. Nova animação de limpar todas as notificações

Agora, quando clicamos no botão de “limpar todas as notificações”, aparecerá uma nova animação antes que as notificações sejam mandadas para a Terra do Nunca.
android 5 1 relogio
Cada seção do relógio tem uma animação, e você pode desligar as interrupções até o próximo alarme. / © ANDROIDPIT

9. Configuração de prioridade “Até o próximo alarme”

Nas configurações de Prioridade, agora você tem a opção de permancer no Modo Prioridade apenas até que soe o próximo alarme. Se não vir a opção de imediato, será preciso que você configure um horário para o alarme no dia seguinte.

10. Novas animações nas Configurações Rápidas e no relógio

Basicamente todas as ações no menu de Configurações Rápidas contam com novas animações, incluindo a animação de rotação automática inaugurada na prévia para desenvolvedores do Android L e abandonada no Android 5.0. O mesmo vale para a ativação da lanterna ou do modo avião. O relógio também ganhou novas animações.
rotacao android 5 1
A animação da rotação automática, por exemplo, é nova. / © ANDROIDPIT

11. Barra de progresso combina com a cor-emblema do app

Quando um app estiver realizando algum processo, o Android 5.1 Lollipop agora combina a cor da barra de progresso com a cor-emblema do aplicativo em questão. Uma pequena mudança, mas que deixa a interface mais uniforme e agradável.

12. Mudar o discador para o cartão SIM usado

Se tiver um smartphone com dual-SIM, agora você pode configurar uma cor para cada cartão. Quando quiser fazer uma ligação, aparecerá a pergunta sobre qual SIM deseja usar, e o discador pode ser configurado com as cores de cada cartão.
android 5 1 fixar
Fixando a tela no Android 5.1 Lollipop. / © ANDROIDPIT

13. Função de “fixar a tela” fica mais clara

Nessa opção você pode pegar um aplicativo da lista de apps recentemente abertos e fixá-lo na tela de início. Isso significa que você não poderá sair dessa tela (até que desative a função). Desativá-la parecia complicado para alguns usuários, e por isso a equipe do Android tornou esse processo mais simples no Android 5.1.

14. Aplicativos apagados não voltam mais

Sabe aquele bug irritante que fazia com que aplicativos apagados da sua lista de apps recentemente usados reaparecesse? Pois no Android 5.1Lollipop isso felizmente não acontece mais. Muito obrigado, Google.
android 5 1 aplicativos
A lista de apps recentemente usados sem bugs no Android 5.1 Lollipop. / © ANDROIDPIT

15. Desbloqueio direto das Configurações Rápidas

Anteriormente, se você estivesse nas Configurações Rápidas da tela de bloqueio, teria de deslizar o dedo para cima, voltar para a lock screen e depois desbloquear o dispositivo. Com o Android 5.1, basta um movimento para que você vá diretamente para a tela de início (se você não tiver um PIN ou senha de desbloqueio configurados).

Compartilhe usando