Como restaurar um dispositivo Android

Como restaurar um dispositivo Android

Selecionamos algumas dicas para você que adquiriu um celular Android usado, ou precisou pegar emprestado de algum familiar ou amigo. Excluir as informações já inseridas por outro usuário pode ser um trabalho chato; deletar arquivos, a conta do Google e informações pessoais acabam tomando muito tempo. Hoje, vamos ensinar dois métodos simples para redefinir um dispositivo para as configurações de fábrica, ou como reiniciar um celular Android caso sua bateria seja irremovível.
ANDROID para PRINCIPIANTES
Descubra como restaurar ou reiniciar seu celular Android. / © ANDROIDPIT

Faça backup das informações importantes

Primeiramente é preciso lembrar que o processo de redefinição irá remover todos os dados e aplicativos que estão no dispositivo. Caso alguma informação seja útil para você, recomendamos que seja feito um backup dos dados armazenados. Preparamos um tutorial que ensina como realizar esse procedimento de maneira rápida e segura. Você pode acessá-lo através do link abaixo.

Como redefinir um dispositivo Android

O processo de redefinição é muito fácil e pode ser realizado em apenas três passos simples. Tudo vai depender da versão do Android que roda no celular e do fabricante, mas, na maioria dos casos, o processo é praticamente o mesmo. A única coisa que pode mudar é a ordem das ações; caso contrário, tudo deve ser igual:
Abra as configurações do dispositivo e procure pela opção "Privacidade" ou "Segurança". Algumas fabricantes incluem no menu de configurações do sistema a opção direta para "Backup e Redefinir", como mostramos na imagem abaixo. Dentro da opção selecionada, encontre e clique na opção "Redefinir telefone" (ou "Configuração original" em alguns aparelhos).
backuperedefinir
Cada versão do Android mostrará as informações de modo diferente. / © ANDROIDPIT
A tela seguinte irá solicitar a confirmação para redefinição de fábrica e oferecerá a opção para apagar os dados armazenados no cartão microSD. Marque essa opção se tiver certeza de que deseja excluir as informações contidas no cartão. Confirmando a redefinição para as configurações de fábrica, seu dispositivo irá reiniciar. Após reinicializar o seu smartphone, você precisará reconfigurar o idioma do telefone e da conta do Gmail que você quer ter no aparelho. Partindo do zero.

Como reiniciar um celular Android com bateria irremovível

Atualmente é comum os dispositivos serem comercializados sem a opção de acesso à bateria, ou seja, com a tampa traseira irremovível. Em alguns casos de tela congelada, onde o celular não responde aos comandos do usuário, o reinicio pode ser o ideal para solucionar o problema. Alguns dispositivos executam o reinício através de combinações diferentes em seus botões físicos. Separamos os dispositivos e combinações mais comuns implantadas pelas fabricantes.
Nota: Esse procedimento não apagará nenhuma informação ou dado do dispositivo.

Samsung Galaxy S6

Para forçar o reinicio do Galaxy S6, basta pressionar os botões de energia e volume para baixo simultaneamente por alguns segundos. O dispositivo irá reiniciar automaticamente.

Sony Xperia Z1, Xperia Z2, Xperia Z3 e Xperia ZQ

Nenhum dos smartphones da Sony listados acima possuem acesso à bateria. Para reiniciar esses modelos, basta pressionar o botão de energia e volume para cima simultaneamente, até que seja possível sentir três vibrações seguidas. Feito isso, o celular será iniciado novamente.

Nexus 4, Nexus 5 e Nexus 6

Para reiniciar os dispositivos da linha Nexus, basta pressionar o botão de energia por alguns segundos. A tela irá se apagar e o dispositivo será reiniciado.

LG G2

O LG G2 pode ser reiniciado pressionando o volume para baixo e o botão de energia simultaneamente por alguns segundos. Uma mensagem alertará sobre o desligamento do dispositivo; em seguida, mantenha os botões pressionados e aguarde até que a tela seja desligada.

Huawei P8, Huawei P7 e Huawei P6 Ascend

Os dispositivos da Huawei podem ser reiniciados através do botão de energia e volume para cima, que devem ser pressionados ao mesmo tempo por 10 segundos.
Você conhece alguma combinação diferente das que ensinamos nesse tutorial?

Compartilhe usando