Blogs do Google será desativado em julho;

Blogs do Google será desativado em julho;

O Blogger Brasil será desativado em julho deste ano. De acordo com a Globo.com, responsável pela plataforma, o serviço de hospedagem de blogs sairá do ar no dia 1º de julho. Os usuários poderão atualizar e administrar seus sites até 31 de maio. A partir dessa data não será possível fazer novas publicações. 
Conteúdo ofensivo no Blogger vai tornar o conteúdo privado (foto: Reprodução/Google) (Foto: Conteúdo ofensivo no Blogger vai tornar o conteúdo privado (foto: Reprodução/Google))Blogger responsável pela explosão dos blogs será desativado (foto: Reprodução/Google)

Desenvolvido pela Pyra Labs, o Blogger foi um dos responsáveis pela explosão dos blogs no mundo. O serviço foi o pioneiro em permitir que pessoas com poucos conhecimentos técnicos em programação pudessem criar um site de forma simplificada. Em 2002, a Globo.com fechou parceria para trazer o serviço ao Brasil.
A partir de 1º de junho não será possível fazer novas publicações. Porém, os usuários podem exportar o conteúdo a qualquer momento e, para facilitar o trabalho, durante todo o mês de junho a página inicial do Blogger irá disponibilizar um backup direto dos arquivos. 
Serviço foi um dos responsáveis pela popularização dos blogs no Brasil (Foto: Reprodução/Blogger)Serviço foi um dos responsáveis pela popularização dos blogs no Brasil (Foto: Reprodução/Blogger)



É importante lembrar que os sites hospedados no Blogger do Google, ou seja, com o domínio "blogspot.com", não serão afetados, pois são plataformas diferentes. 
Via Blogger Brasil

Atualização:
Ok. Só metade da notícia é verdadeira. Mesmo assim, leia até o final.
O Blogger Brasil – http://www.blogger.com.br – vai mesmo ser desativado e todos os blogs hospedados com eles serão desativados em Julho/2015. Mas trata-se do Blogger que é administrado pela Globo.com.
blogger-brasil
Existem dois Blogger no mundo. O que é da Google e que milhares de pessoas usam e o outro administrado pela Globo. Vou explicar como isso aconteceu.
O mais importante agora é pensar: se de noite para o dia a plataforma gratuita de criação de blogs que você usa fosse encerrada, o que você faria?
Pode parecer bobagem pensar isso, mas vemos todos os dias serviços de internetacabarem, mesmo aqueles que consideramos imbatíveis. Está aí para confirmar o ICQ, MSN, MySpace, Orkut… Por isso é tão importante você estar prevenido para esse tipo de eventualidade.
Tenho três dicas para você que usa o Blogger da Google. Pode parecer impossível, mas esteja prevenido para o fim do Blogger:
  1. Faça backup constante de seu Blog: Mesmo que o Blogger da Google nunca acabe, erros podem acontecer, sua conta pode ser invadida ou as regras de uso do serviço podem mudar e seu blog ser desativado ou excluído. É sempre bom ter uma cópia de segurança para poder migrar seu blog para outra plataforma.
    Veja como fazer isso: [Vídeo] Como fazer backup de Blogs no Blogger
  2. Considere migrar para o WordPress.ORG: O WordPress não depende de ninguém para existir. Mesmo que o serviço seja descontinuado, só vão parar as atualizações e você poderá continuar usando em sua hospedagem própria.
    Se você quer migrar para o WordPress.ORG, conheça: FBlog Host – http://www.fbloghost.com
  3. Registre um domínio próprio: Nunca use apenas o endereço padrão dos serviços gratuitos de blogs. No caso do Blogger, não use apenas a extensão NomeDoBlog.BLOGSPOT.COM. Seja dono do nome de seu blog, seja dono do domínio do seu blog, registrando um domínio. Você pode continuar usando o Blogger gratuitamente, mas ao menos o endereço será seu e, se algum dia migrar para outra plataforma, não perderá nada.

Fim do Blogger Brasil

O Blogger foi criado em 1999 e originalmente não pertencia à Google. A Google só comprou em 2002 e o serviço já tinha muitos usuários brasileiros, inclusive o domínio http://www.blogger.com.br. No mesmo ano a Google fez uma parceria com o portal Globo.com e vendeu a versão brasileira do serviço. Quando em 2003 o Blogger/BlogSpot da Google foi oficialmente relançado, os dois serviços se separaram, mas a Globo continuou com o direito de uso do nome e da mesma marca.
No entanto o Blogger Brasil da Globo só estava disponível para assinantes de outros serviços deles. Ou seja, só poderia criar blogs lá quem pagasse por algum plano de conteúdo da Globo.com.
Sinceramente não sei se é possível migrar o conteúdo para outro lugar, mas imagino que seja possível fazer um backup em formato XML do conteúdo/posts. Nunca usei o serviço deles e não conheço ninguém que use.
Vão mesmo acabar em Julho/2015 e os usuários/clientes do Blogger da Globo têm só até 30 de Junho para fazer backup e arrumar um novo local para seus projetos.

Compartilhe usando