Porque KitKat é melhor do que o Lollipop?

Porque KitKat é melhor do que o Lollipop?

A atualização do Android Lollipop está chegando a cada vez mais dispositivos, mas nem sempre está recebendo boas críticas. Muitos usuários se deparam com uma versão carregada de erros que os deixam saudosos do rendimento e performance dos dispositivos  que rodavam com o KitKat. Estas são algumas razões pelas quais, na visão de muitos usuários Android, o KitKat é melhor do que o Lollipop.
Esta não é uma simples comparação entre o KitKat e o Lollipop. Minha intenção aqui é recompilar uma série de reclamações que tenho escutado de usuários, bem como aqueles que eu mesma tive em algum ponto com o Lollipop.
AndroidPIT Galaxy S5 Lollipop KitKat

1. Duração da bateria

Com o Lollipop chegou o Project Volta, um projeto que assegurava longa vida para as nossas baterias, mas que na hora da verdade não cumpriu de todo as expectativas. Muitos testes demonstraram que, por exemplo, o Nexus 5 ou o LG G3 (para citar alguns deles) tiveram um rendimento da bateria pior do que quando rodavam com o KitKat. Dessa maneira, antes de atualizar o seu dispositivo informe-se bem a respeito do comportamento da bateria dele com o Android Lollipop.

2. Simplificação da tela de bloqueio

Sei que essa razão é um tanto subjetiva, mas prefiro a tela de bloqueio do KitKat. É certo que com o Android Lollipop chegaram as notificações à tela de bloqueio, uma novidade muito interessante, mas que tem como contrapartida o fato de que qualquer pessoa que pegue o nosso smartphone pode ver as notificações apenas ligando o dispositivo.lollipop tela bloqueio icone inteligente
Felizmente, existe uma forma de desativar as notificações na tela de bloqueio, mas ainda assim prefiro o estilo e a simplicidade da tela de bloqueio do KitKat.

. Multitarefa melhor

A partir da multitarefas do Android Lollipop temos acesso também às janelas que temos abertas no navegador, assim como aos documentos. Isso faz com que as multitarefas se sobrecarreguem mais cedo do que com o KitKat, versão que só acumula os aplicativos recentes. Além disso, devo adicionar que muitos dos aplicativos se mantêm abertos mesmo depois de os termos fechado nas multitarefas.
Por outro lado, o novo design pode até ser muito bonito, mas não o considero prático. Na forma de lista se podiam ver bem melhor os últimos quatro aplicativos abertos.

4. Modo silencioso

Algo que não entenderei nunca. Por que o Google decidiu remover o acesso direto ao modo silencioso? Como vocês já devem saber, quando diminuímos o volume ao máximo no Lollipop, ficamos em vibração, nada de silêncio. Existe uma forma de silenciar o nosso dispositivo com o Lollipop, mas é um tanto incômodo se comparamos com o simples gesto de baixar o volume.
androidpit nexus 5 lollipop priority mode

5. Interface de usuário

O Material Design se encaixa perfeitamente no conceito que se poderia ter de algo chamado Lollipop, ou seja, como se estivéssemos no país dos pirulitos. Tudo bem diferente do design minimalista do KitKat.
Não me entenda mal, existem aspectos do Material Design que me agradam muito, sobretudo quanto ao design de alguns aplicativos; também gosto dos novos botões de navegação do Lollipop, mas me irrita o fato de que a gaveta de aplicativos tenha recebido um fundo branco, o qual não podemos mudar a não ser que instalemos um launcher alternativo.
Android L lollipop interface 2

6. Widgets na tela de bloqueio

Aviso: se você é um fã dos widgets na tela de bloqueio, não atualize seu dispositivo para o Android Lollipop!
Uma pena, mas a realidade é esta: o Android Lollipop não oferece suporte para os widgets na tela de bloqueio. Um motivo poderia ser o fato de que tenham adicionado as notificações na mesma tela, mas se eu pudesse escolher, ficaria com os widgets. E você?

7. (In)Compatibilidade de aplicativos

Desenvolvedores de renome e, claro, o Google, não tiveram problemas ao adaptar seus aplicativos para o Android Lollipop, mas existem muitos outros apps que não puderam acompanhar o ritmo, e ao ser usados no Lollipop, provocam uma grande quantidade de erros. Se a grande maioria dos seus aplicativos favoritos não foram bem convertidas para o Lollipop, então convém permancer no KitKat por enquanto.
android lollipop bad
Termino com um último motivo: a grande quantidade de erros que se produziram com essa versão. O usuário que atualiza e encontra problemas com o rendimento e a bateria, bem como com vários aplicativos e funções, fica entre a cruz de voltar a instalar o KitKat ou a caldeirinha de esperar até que saia uma nova versão mais estável do Lollipop (ou quem sabe o Android M).

Compartilhe usando