Android KitKat vs. Android M: qual é a melhor versão para você?

Android KitKat vs. Android M: qual é a melhor versão para você?

proximadamente 40% dos dispositivos Android ainda estão executando a versão KitKat. Parte desse percentual deve ser perfeitamente capaz de rodar o Android M. Mas será que o novo sistema é a melhor opção para o seu dispositivo? O Android M é superior ao KitKat? Descubra em nosso comparativo qual é o melhor sistema para você e seu dispositivo.

ndroid KitKat vs. Android M: design

O Android Lollipop introduziu mudanças significativas na forma como interagimos com o sistema, através do Material Design e sua concepção única de interface e usabilidade. O Android M, em termos de design, se parece bastante com o Lollipop. As opções para personalização da interface foram ajustadas, tornando o sistema mais maduro e fluido. O aspecto visual da nova versão não lembra muito o Android KitKat.
androidmsystemui
Interface do Android M foi aprimorada e está mais madura. / © ANDROIDPIT

Android KitKat vs. Android M: hardware

O Android M suporta nativamente os novos recursos de hardware, como sensores de impressões digitais, processadores com arquitetura 64 bits (também suportada pelo Lollipop), e conexões USB Tipo-C. O Android KitKat não apresenta os mesmos recursos de forma nativa, e rodava apenas em processadores com arquitetura 32 bits.
A nova versão precisa de mais memória para funcionar, mais precisamente 1GB de RAM, deixando para trás o requisito mínimo de 512MB recomendado para o KitKat. O novo sistema foi projetado para rodar em dispositivos com resoluções maiores e configurações mais parrudas, que não existiam quando o KitKat foi introduzido.

Android KitKat vs. Android M: consumo de energia

Com o Android Lollipop o Google introduziu algumas mudanças, como a alteração da máquina virtual Dalvik para o ART, esse último mais eficiente. O tempo para execução de aplicativos foi otimizado com essa mudança, tornando o sistema mais econômico em relação à vida útil da bateria. Na maioria dos casos, os usuários que atualizaram seus dispositivos do KitKat para o Lollipop notaram que a duração da bateria foi otimizada com a nova versão do sistema.
Android M Lollipop Kitkat jellybean 1 11
Com o Android M o Google investiu em novas alternativas para prolongar a duração da bateria. O novo recurso se chamada Doze, e promete até o dobro da economia de energia do dispositivo em modo de espera.
Doze utiliza os sensores de movimento para identificar a ociosidade do dispositivo em determinado período, e caso os sensores não tenham sido utilizados recentemente o novo recurso é ativado, realizando o gerenciamento dos aplicativos abertos em segundo plano. O Android M é energeticamente mais eficiente do que o Lollipop, e ainda mais em relação ao Android KitKat.
Android M Lollipop Kitkat jellybean 1 11
Android M gerencia melhor o consumo de energia entre as demais versões do sistema. / © ANDROIDPIT

Android KitKat vs. Android M: características

O Android M introduziu novas funcionalidades interessantes. A maior novidade é o Android Pay, uma versão atualizada do Google Wallet, que permite realizar pagamentos através do NFC. Ele também funciona para compras internas em aplicativos baixados através da Play Store. O Google Now também foi otimizado, e traz consigo o novo recurso chamado Now on Tap. A nova função é capaz de trazer em tempo real informações relevantes para o usuário com base em suas atividades.
A mudança mais importante para o Android M é a maneira como o sistema gerencia as permissões de aplicativos. No KitKat, a instalação de um aplicativo automaticamente concede todas as permissões de acesso ao sistema. Isso significa que estamos permitindo o acesso às coisas que a maioria dos aplicativos não precisam, interferindo diretamente na privacidade e segurança de nossas informações.
As novas permissões do Android M mudaram este cenário, adicionando uma solicitação para permissão de acesso sempre que um determinado aplicativo utilizar um recurso do dispositivo, por exemplo: se um aplicativo que nunca utilizou a câmera do dispositivo realizar algum acesso à mesma, imediatamente o sistema irá notificar o usuário se este acesso poderá ser permitido ou não. Definitivamente, uma ótima mudança para o Android.
AndroidPIT Google I O 2015 Google Now On Tap teaser
Recurso Now on Tap torna o Google Now mais inteligente. / © ANDROIDPIT

Android KitKat vs. Android M: você deve mudar?

AndroidPIT Google I O 2015 Google Now On Tap teaser
Caso o seu dispositivo receba o novo sistema, nós acreditamos fortemente que o Android M é uma excelente atualização. Com ótimas melhorias, mais agradável de utilizar, energeticamente mais eficiente e seguro do que as versões anteriores. Caso você já tenha utilizado o Android KitKat notará uma enorme diferença. 
Se você planeja atualizar o seu dispositivo assim que o novo sistema estiver disponível, recomendamos que você aguarde as primeiras correções de bugs e possíveis problemas de perfomance. É sempre válido esperar um pouco para que os típicos erros iniciais sejam solucionados.
E aí, qual é a melhor versão do Android para você?

Compartilhe usando