Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual sistema inovou mais?

Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual sistema inovou mais?

Enquanto as versões prévias do iOS 9 e do Android M foram apresentadas nas últimas semanas, o Windows 10 Mobile continua a todo vapor em fases de testes. No entanto, qual dos três sistemas operacionais trará mais novidades no lançamento final? O TechTudo compara as novas plataformas para smartphone do GoogleMicrosoft e Apple. Confira!
Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual é o sistema operacional mais inovador? (Foto: Arte/TechTudo)Android M, iOS 9 ou Windows 10 Mobile: qual é o sistema operacional mais inovador? (Foto: Arte/TechTudo)
Interface: Windows 10 Mobile
Um dos pontos que mais chamam a atenção dos usuários em um novo sistema é o visual da plataforma. Nesse ponto, tanto Apple como Google foram mais conservadores e mantiveram o que já pode ser encontrado nas versões atuais dos sistemas operacionais.
No caso do Android, isso é bastante compreensível, já que o Material Design foi apresentado no último ano com a versão Lollipop e caiu no gosto do público. Sendo assim, o Google deve apenas fazer alguns ajustes e correções para tornar alguns aplicativos mais intuitivos na plataforma.
Windows 10 Mobile chegará com uma grande reforma no sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 Mobile chegará com uma grande reforma no sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)
O iOS 9, por outro lado, continua com a mesma interface versão 7, lançada em 2013. A Apple também adicionou mudanças ao sistema, como a tela de pesquisa integrada com a Siri, que lembra bastante o Google Now, novos atalhos ao teclado do sistema e renovou o visual de alguns aplicativos específicos, como o de notas.
Já o Windows 10 deve trazer uma reforma quase que total. Para começar, a tela inicial terá papéis de parede também atrás das live tiles, que também terão novos tamanhos. Além disso, a maior parte do aplicativos do sistema foi completamente reformulada, o que inclui o discador, calendário, aplicativo de e-mails, contatos e até as configurações.
Funcionalidades: Android M
Google, Apple e, especialmente, Microsoft tentam diminuir as lacunas entre as suas plataformas e atrair mais usuários. De forma geral, o Android é aquele que mais apresentou novas funcionalidades, com 55 no total, seguido pelo iOS 9. O Windows 10 ainda é uma incógnita, já que o sistema ainda encontra-se em desenvolvimento.
Para a sua nova plataforma, o Google adotou algumas medidas similares à concorrência, como o Android Pay para pagamentos via NFC, novo controle de privacidade e o suporte nativo a leitores de digitais. As novidades inéditas ficam por conta do Doze, que reduz o consumo de bateria em stand-by, o backup nativo de dados de apps e o Direct Share, que memoriza os contatos com o qual o usuário mais compartilha.
Android M chega com função Android Pay para pagamentos via NFC (Foto: Divulgação/Google)Android M chega com função Android Pay para pagamentos via NFC (Foto: Divulgação/Google)
Já a Apple também pegou algumas funcionalidades dos rivais, como o modo de economia de bateria, mapas com transporte público, funções multi janelas para o iPad e um aplicativo de notícias nativo. As exclusivas ficam por conta do trackpad virtual embutido no teclado e pela adoção do aplicativo Wallet para cartões de fidelidade e promoção.
A Microsoft também já fez boas mudanças no Windows 10 Mobile visando se aproximar dos rivais, como o suporte ao padrão USB-C, o uso de pendrive, ditado de texto por voz e outros. As funções inéditas ficam por conta dos apps universais e do modo Continuum, capazes de readaptar a interface do sistema para transformá-lo em um PC.
Assistente virtual: iOS 9
A Apple dedicou grande parte do seu tempo no WWDC 2015 para explicar as mudanças preparadas para a Siri. E não foram poucas. Além de uma nova interface, a assistente virtual ficará mais inteligente, sendo capaz de fazer buscas e executar comandos mais complexos, se integrar totalmente com o novo Apple Music e o Maps. Fora isso, a Siri tornou-se capaz de entender melhor o contexto do usuário para fazer sugestões e foi integrada à nova página de pesquisa do iOS 9.
Siri ganhou diversas novidades no iOS 9 e deve ficar mais esperta (Foto: Reprodução/Apple)Siri ganhou diversas novidades no iOS 9 e deve ficar mais esperta (Foto: Reprodução/Apple)
No Android M, o Google Now também ganhará melhorias como a função “Now on Tap”, que fará com que a assistente do Google seja acessível em pouco tempo, oferecendo respostas mais rápidas. O Now também fará uma análise contextual e baseada em localização do usuário, podendo até mesmo responder perguntas complexas como o nome do local onde o dono do smartphone está.
Disponibilidade para testes: Windows 10 Mobile
A Cortana, por sua vez, não teve grandes novidades apresentadas no novo Windows 10 Mobile. Por enquanto, a Microsoft parece focada em levar a sua assistente virtual não só para os computadores como também para celulares com Android e iOS, conforme revelou a empresa recentemente.
Os três sistemas operacionais estão em fase de testes e devem demorar alguns meses para serem lançados. O Android, nesse ponto, é o que mais decepciona, já que estará disponível apenas para desenvolvedores e em dispositivos específicos da linha Nexus.
Android M está disponível na versão prévia e para apenas alguns smartphones (Foto: Reprodução/Google)Android M está disponível na versão prévia e para apenas alguns smartphones (Foto: Reprodução/Google)
O iOS 9 também encontra-se em testes para desenvolvedores, mas a Apple já confirmou que fará o lançamento de uma versão beta pública em julho. Outro ponto que conta muito a favor do sistema é a confirmação de quais aparelhos serão capazes de receber a atualização.
A Microsoft, por outro lado, vem chamando a atenção com o programa Windows Insider, que permite que qualquer usuário instale a versão prévia do sistema. Embora seja uma versão mais crua do que as dos rivais, a ferramenta usada para o Windows 10 coleta as opiniões e sugestões dos testadores e as usa no desenvolvimento do sistema.
Conclusão: Windows 10 Mobile
Apple, Google e Microsoft já botaram suas cartas na mesa com o que preparam para os seus smartphones. De forma geral, o Android e iOS receberam mais melhorias e aperfeiçoamentos do que mudanças radicais como nos últimos anos.
Windows 10 é o sistema que mais muda esse ano e promete funcionar junto com PCs (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 é o sistema que mais muda esse ano e promete funcionar junto com PCs (Foto: Divulgação/Microsoft)
Já o Windows 10 Mobile é aquele que apresenta maiores mudanças em relação à versão atual, o que é natural, já que a Microsoft ainda luta para ganhar espaço em alguns países. Além disso, o sistema ainda pode receber maiores mudanças, tendo em vista que a empresa deve focar nos celulares após o lançamento da versão para PC, em 29 de julho.
A escolha do Windows 10 Mobile como o sistema que mais inovou, porém, não quer dizer que ele seja melhor do que o iOS 9 ou Android M. A escolha foi baseada apenas nas mudanças apresentadas.

Compartilhe usando