Brasileiros criam drone com maior capacidade de mapeamento do mundo

Brasileiros criam drone com maior capacidade de mapeamento do mundo


Foi desenvolvido no Brasil o drone que pode ser considerado o mini-VANT com maior capacidade de mapeamento do mundo. O modelo, de nome Echar 20B, foi construído pela XMobots e entrou em pré-venda nesta semana.
O dispositivo pesa 7 kg e possui autonomia de até 2 horas. Soma-se a isso uma câmera de 36 MP e sua capacidade de mapeamento chega aos 44 km². Seus principais concorrentes são um modelo sueco e outro esloveno que têm, respectivamente, câmeras de 12 MP e 24 MP e capacidades de 12 km² e 15 km².
A estrutura do Echar 20B é fabricada em kevlar, material usado em coletes a prova de balas, e o procedimento de pouso conta com auxílio de um paraquedas. A XMobots desenvolveu uma catapulta para a decolagem, assim o drone pode circular em locais onde não há pista de voo. “Isso também faz com que o operador de campo não precise ter habilidades de piloto de aeromodelo, tornando a operação extremamente simples”, explica Giovani Amianti, presidente da empresa.
O modelo mais modesto do Echar 20B custa R$ 138 mil, mas o preço pode chegar a R$ 270 mil, dependendo das configurações. O lançamento comercial será realizado em maio deste ano.

Compartilhe usando