O que é torrent e como funciona?

O que é torrent e como funciona?

BitTorrent, ou simplesmente torrent, é um protocolo de conexão que acelerou e simplificou a tarefa de baixar arquivos grandes via Internet. Diferente do download comum, que depende do tráfego no servidor; ou do P2P, que é menos eficiente e mais suscetível a spywares, o torrent permite obter arquivos pesados em partes, criando uma rede de computadores conectados que otimiza o tempo.
Download de arquivo torrent (Foto: Pond5)Entenda o que são e como funcionam arquivos Torrent (Foto: Pond5)
Se para realizar um download convencional você conecta o seu computador a um servidor e pede por uma cópia do arquivo armazenado ali, no protocolo BitTorrent o seu computador é direcionado por um computador central (tracker) para outras máquinas no mundo inteiro que tenham partes do arquivo desejado (peers) ou ele completo (seeds).
Sistema de Trocas
A rede é sempre retroalimentada graças a um sistema de troca: todo mundo que está fazendo ou já terminou o download também faz upload ao mesmo tempo. Como resultado, a velocidade de transferência se torna maior que em um download de servidor, e consome menos largura de banda porque o torrent permite baixar pedaços independentes de um mesmo arquivo a partir de várias fontes.
É assim que filmes, séries, programas e outros itens, geralmente de origem pirata, são baixados tão rapidamente em um computador conectado à Internet. Mas, nem sempre torrents são utilizados para obtenção de conteúdo ilegal, já que qualquer pessoa pode criar um arquivo .torrent e distribuir abertamente, incluindo manuscritos, imagens e qualquer outro tipo de conteúdo pessoal.
Como utilizar
Para baixar arquivos usando o protocolo BitTorrent, é preciso primeiro ter um cliente, que é um programa responsável por abrir arquivos no formato .torrent e por se conectar a trackersseeds e peers na rede. Alguns dos melhores e mais populares clientes de torrent são uTorrentBitComet e Vuze.

Um download via torrent pode demorar mais do que um download comum para alcançar a velocidade máxima, por isso não é indicado para baixar arquivos pequenos. Mas, quando ganha tração e detecta muitos 
seeds, o torrent é, na maioria das vezes, mais rápido do que um download de servidor. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem baixando um mesmo arquivo, mais rápido será seu download. Com um desses instalado em seu computador, você deve procurar por magnet links (links em forma de ímã que levam diretamente a torrents) ou por arquivos no formato .torrent na web. Ao encontra-los, basta abrir usando o seu cliente BitTorrent para iniciar a conexão com a rede e começar a obter o arquivo pedaço por pedaço.
Outra vantagem de usar torrents é a sua versatilidade, já que seu download pode ser pausado e retomado a qualquer momento, algo que ajuda muito em redes instáveis. Além disso, o tamanho compacto de arquivos .torrent permite que se busque por eles usando o celular em conexões lentas, lançando mão de uma rede Wi-Fi ou a cabo de alta velocidade só quando for baixar o arquivo pesado que origina dali.

Compartilhe usando