App tira barras de ferramentas irritantes do navegador e restaura buscador

App tira barras de ferramentas irritantes do navegador e restaura buscador

A Avast lançou de forma independente o Avast Browser Cleanup, seu recurso para remover barras de ferramentas indesejadas e restaurar a configuração padrão do navegador, fazendo tudo voltar ao normal, inclusive o buscador e página inicial. O software, que antes só poderia ser adquirido integrado em algum dos antivírus da empresa de segurança, agora pode ser baixado de forma gratuita e avulsa. 
Browser Cleanup agora pode ser baixado de forma independente de antivírus da Avast (Foto: Reprodução/FamilySearch)Browser Cleanup agora pode ser baixado de forma independente de antivírus da Avast (Foto: Reprodução/FamilySearch)
O que são as barras de ferramentas?
As barras de ferramenta são aqueles add-ons instalados em segundo plano durante o download de outros programas, como um presente de grego (bundle), sem que o usuário perceba. Na prática, elas poluem visualmente o browser, além de alterar sua página inicial e mecanismo de busca. 

O
 Browser Cleanup da Avast é compatível com as versões atualizadas do Chrome, Firefox e Internet Explorer. Além de retirar o conteúdo indesejado como extensões e barras de ferramentas de terceiros, o aplicativo funciona em segundo plano e alerta os usuários caso algumas dessas ferramentas esteja prestes a se instalar na máquina durante um download.As barras indesejadas são difíceis de remover porque agem de forma diferente dos malwares e por isso podem passar despercebidas pela varredura do antivírus. Depois da instalação, mesmo que o usuário delete e baixe novamente o navegador, os add-ons podem permanecer.
650 milhões de barras removidas
Uma pesquisa feita recentemente pela Avast constatou que 96% de todas as barras de ferramentas dos navegadores são avaliadas como “ruins” ou “muito ruins” pelos usuários. De acordo com a empresa de software antivírus, em dois anos, a solução Browser Cleanup removeu mais de 650 milhões de extensões indesejadas de navegadores.

Compartilhe usando