Criminosos roubam senhas do Facebook por meio de apps falsos na loja do Android

Criminosos roubam senhas do Facebook por meio de apps falsos na loja do Android

A ESET estima que mais de 500 mil usuários baixaram os dois apps maliciosos, os quais já foram tirados do ar pelo Google

IG
São Paulo - Os pesquisadores do Laboratório da ESET alertaram recentemente sobre uma falsa versão dos jogos Cowboy Adventure e Jump Chess, antes disponível na Google Play, loja de aplicativos para Android. A ESET estima que mais de 500 mil pessoas baixaram os apps maliciosos.
Cowboy Adventure e Jump Chess: estima-se que mais de 500 mil usuarios baixaram os dois apps maliciosos, os quais já foram tirados do ar pelo Google
Foto:  Divulgação
As falsas versões dos jogos utilizavam um trojan (Cavalo de Troia), identificado pela ESET como Android/Spy.Feabme.A. O objetivo do golpe era roubar as credenciais de acesso ao Facebook das vitímas. Para isso, quando o usuario tentava instalar os aplicativos era direcionado para uma página para iniciar a sessão no Facebook. O objetivo era levar os internautas a realizar o download de suas credenciais, que eram enviadas automaticamente para um servidor utilizado pelos cibercriminosos.
Para evitar que mais pessoas se tornem vítimas, o Google já removeu dois aplicativos da loja virtual e criou uma advertência para que os usuários não instalem as versões.
Segundo Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil, os usuários devem redobrar os cuidados na hora de buscar esse tipo de app, optando sempre por versões disponíveis nas lojas oficiais e evitando a permissão para que o sistema tenha acesso a dados de acesso a informações pessoais, como credenciais de email e Facebook.

Compartilhe usando