Entenda a importância de remover o pendrive com segurança do computador

Entenda a importância de remover o pendrive com segurança do computador

“A vida é muito curta para remover o hardware com segurança”, costumam dizer algumas pessoas. Afinal de contas, será que é mesmo necessário fazer esse burocrático procedimento para se remover um simples pendrive?  Neste artigo, o TechTudo explicará a importância de se remover o pendrive com segurança do computador e os prejuízos que poderão ocorrer se você ignorar esta simples prática de segurança.
Devo ou não remover o pendrive com segurança? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Devo ou não remover o pendrive com segurança? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
A importância
Quando você conecta um pendrive na porta USB, ele automaticamente começa a receber corrente elétrica, afim de funcionar. Ao utilizar a opção “Remover hardware com segurança” o sistema operacional desliga aquele componente e ele passa a não mais receber corrente elétrica.
Da mesma forma, enquanto está ligado, o pendrive executa diversas ações de leitura e escrita. Quando desligado da forma correta, ele cessa também tais ações de leitura e escrita. Em outras palavras, o pendrive, mesmo conectado à sua porta USB, fica inativo.
Quais os prejuízos
Evite queimar mo seu pendrive e remova-o com segurança (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Evite queimar o seu pendrive e remova-o com segurança (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Muita gente não se dá conta dos prejuízos que podem ocorrer ao não remover o hardware com segurança. Se no momento que você puxar o pendrive da porta USB estiver passando uma corrente elétrica para ele, é possível que o dispositivo e até mesmo a porta USB em que ele estava ligado queime. Já pode ter acontecido com você de um pendrive parar de funcionar “do nada” ou determinada porta USB não reconhecer mais nenhum hardware. A causa para isso talvez tenha sido remover o hardware abruptamente.
Mas mesmo que seu pendrive não queime, é possível que alguns arquivos sejam corrompidos ao removê-lo sem cautela. Se na hora que remover o pendrive ele esteja executando alguma operação de leitura e escrita nele, o arquivo em questão será corrompido.
É consenso?

Outros dizem que é seguro remover o pendrive quando o LED indicador de ação não está piscando. Alguns modelos trazem este LED que indica quando ele está realizando alguma ação. Porém, o melhor e mais seguro mesmo a se fazer para evitar qualquer prejuízo ao seu equipamento e aos arquivos nele contidos é remover o hardware com segurança. É muito simples fazer isso e o TechTudo já até publicou tutoriais para fazer este procedimento no
 Windows e no Mac.Não. Algumas pessoas dizem que esse procedimento só deve ser feito quando o pendrive é conectado à porta dianteira do gabinete. Porém, se for conectado na porta traseira, que é ligada diretamente à placa-mãe, o “remover o hardware com segurança” não é mais necessário.
Assim, que você possa ter mais cuidado com seu pendrive e sempre que for retirá-lo do PC use a opção “Remover hardware com segurança” para evitar qualquer tipo de prejuízo.

Compartilhe usando