Qual é a sua interface preferida no Android?

Qual é a sua interface preferida no Android?

Nesta semana, a Sony na Suécia resolveu dar para 500 usuários do Xperia Z3 a chance de experimentar a nova interface do usuário da empresa com características muito similares às do Android puro, porém, com algumas das suas funções e aplicativos mais populares. Olhando para o que a Sony chamou de "iniciativa de novo conceito do Android", me pareceu que a empresa está tentando dar nome àquilo que já existe: a Xperia UI. Como é de conhecimento de quem possui um Android, a Google oferece a sua plataforma móvel para as fabricantes que desejam usar e as mesmas podem adicionar otimizá-las com recursos e funções. Mas de todas as opção disponíveis, qual é a sua interface preferida no Android?

Android puro

O Android puro é o nosso bom e velho sistema operacional enxuto e bastante fluido. Usuários de dispositivos Nexus, por exemplo, contam com a interface de usuário (UI) sem adição de características de fabricantes, possuem apenas o lançador do próprio sistema operacional e, claro, serviços da Google. O fato do software não possuir modificações, também faz com que a fragmentação do OS seja muito menor em smartphones rodando com Android puro, visto que as atualizações não precisam de adaptação prévia.
androidpit nexus 6 hero 1
androidpit nexus 6 hero 1
As vantagens do Android puro sobre as skins de fabricante são as fragmentações do SO. / © ANDROIDPIT
Fabricantes como a Motorola e, mais recentemente a Alcatel, também rodam com uma versão do Android praticamente pura, com poucas modificações. Isso oferece aos usuários destas marcas certa preferência na hora de atualização do sistema operacional dos seus dispositivos.

TouchWiz, Xperia UI, LG UX  e companhia...

Agora, se você não possui um smartphone rodando com Android puro, provavelmente você usa uma versão modificada do OS: TouchWiz, Xperia UI, LG UX, HTC Sense e MIUI, por exemplo.
Depois de muitas críticas, a Samsung lançou a nova versão da TouchWiz junto com seus novos carros-chefe, o Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Desta vez, a empresa optou por repaginar os contextos e a disposição de alguns ícones e informações. A tela de bloqueio é a porta de entrada de qualquer dispositivo, e nesse aspecto a empresa manteve-se mais próxima do Material Design.
s6 s6 edge
s6 s6 edge
A TouchWiz passou por modificações e está mais intuitiva. / © ANDROIDPIT
Já a LG manteve os aspectos presentes na versão 3.0 da LG UX ao lançar a versão 4.0, porém poliu aplicativos, ícones e menus do sistema. A tela de bloqueio não seguiu exatamente os padrões do Lollipop, com exceção do atalho para ligações. Contudo, me arrisco a dizer que a equipe do Android resolveu realmente ter a skin do LG G3 como exemplo para desenvolver o Material Design e hoje temos um Android stock muito mais colorido por causa da LG.
LG G3 VS LG G4 1 6
LG G3 VS LG G4 1 6
A LG manteve os aspectos presentes na versão 3.0 da LG UX ao lançar a versão 4.0. / © ANDROIDPIT
Outra UI muito conhecida é a da Sony, a Xperia UI. Ao contrário das demais, a Sony não modificou o aspecto da home com ao atualizar seus smartphones para o Android Lollipop, mas visualmente aumentou os ícones padrões do sistema. As mudanças são pouco perceptíveis em relação às versões anteriores, porém a Sony sempre foi uma empresa bastante consistente em seus updates de sistema.
atualizacao lollipop android xperia z2 3
atualizacao lollipop android xperia z2 3
A Sony manteve-se conservadora na atualização da UI da linha Xperia Z. / © ANDROIDPIT
Por fim, também temos outras interfaces como o MIUI que, além de usar o Android como plataforma móvel, também oferece recursos exclusivos e uma equipe de desenvolvedores que entrega atualizações semanalmente aos usuários, tanto em relação ao design da UI quanto funções do sistema.
Mas nesta enquete queremos saber qual é a sua interface de usuário favorita? Comente abaixo quais são os motivos que fazem da sua escolha a melhor entre as demais UI's do mercado.

Compartilhe usando