Como remover a data e a hora dos nomes 'prints de tela' do Mac

Como remover a data e a hora dos nomes 'prints de tela' do Mac

Ao fazer um screenshot no Mac, o print é salvo com um nome grande que inclui "Captura de Tela", data e hora em que o sistema registrou o clique. Para facilitar a identificação, é possível remover isso tudo. 
Apesar de ser prático e útil, o formato padrão do Mac pode complicar os usuários que têm muitas imagens na área de trabalho. Após realizar o procedimento, o screenshot ficará registrado no computador apenas com o nome "Captura de Tela" e a numeração. Confira o passo a passo. 
Descubra como remover a data e a hora das captura de tela do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como remover a data e a hora das captura de tela do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Removendo a data e a hora dos nomes das capturas de tela do Mac
Passo 1. Execute o aplicativo terminal. Para isso, abra a busca do sistema clicando no ícone da lupa no painel ou pressione as teclas Command e barra de espaço. Depois, digite “terminal” (sem as aspas), seguido da tecla “Enter”;
Executando o Terminal do OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Terminal do OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 2. Dentro do terminal, digite o seguinte comando: “defaults write com.apple.screencapture “include-date” 0″ (sem as aspas) e depois aperte a tecla “Enter”;
Removendo a data e a hora dos nomes das capturas de tela (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Removendo a data e a hora dos nomes das capturas de tela (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 3. Execute o comando “killall SystemUIServer” (sem as aspas) e então pressione a tecla “Enter”. Isso irá redefinir a interface de usuário do sistema em sua máquina para que as alterações tenham efeito;
Efetivando as mudanças (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Efetivando as mudanças (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Passo 4. Para testar se o comando funcionou, pressione as teclas “Command”, “Shift” e “3″ simultaneamente para capturar a tela. A imagem deve ser salva na área de trabalho, a menos que você tenha alterado o diretório padrão.
Após a alteração a imagem deve aparece na área de trabalho apenas como Captura de Tela (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Após a alteração a imagem aparece na área apenas como Captura de Tela (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Devolvendo a data e a hora dos nomes das capturas de tela do Mac
Para voltar com a data e a hora dos nomes das capturas de tela do Mac, abra o terminal novamente e dentro dele, digite o seguinte comando: “defaults write com.apple.screencapture “include-date” 1″ (sem as aspas) e depois aperte a tecla.
Para que a mudança seja efetivada, execute o comando “killall SystemUIServer” (sem as aspas) e então pressione a tecla “Enter”.
Pronto. Agora que você já sabe como remover a data e a hora dos nomes das capturas de tela do Mac, pode fazer e desfazer sempre que precisar.

Compartilhe usando