Senha de desbloqueio de usuários de Android é 'previsível', diz estudo

Senha de desbloqueio de usuários de Android é 'previsível', diz estudo

Os padrões de desbloqueio do Android, aqueles em que você precisa ligar pontos na tela, são muito previsíveis. É o que diz um estudo realizado na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega e divulgado nesta sexta-feira (20). Os "desenhos" usados para desbloquear o celular podem ser tão fáceis de descobrir quanto as senhas clássicas “1234”, “senha”, “password” e etc, colocando em risco a segurança dos usuários.
O levantamento analisou os padrões de uso de quatro mil pessoas para determinar as tendências de comportamento que podem tornar esse tipo de medida insegura diante dos ataques persistentes.
Se o seu padrão de desbloqueio é algum desses, é bom começar a pensar em algo diferente (Foto: Divulgação/Marte Loge)Se o seu padrão de desbloqueio é algum desses, é bom começar a pensar em algo diferente (Foto: Divulgação/Marte Loge)
O estudo, realizado por Marte Loge, verificou que, em média, os usuários do sistema operacional do Google ligam um total de cinco bolinhas com seus padrões de desbloqueio, dentre as nove opções possíveis. O mais surpreendente é que 37% dos usuários usam métodos que unem apenas quatro pontos, o que leva a um universo de combinações de 1.624 possibilidades diferentes. 
Assim como senhas comuns, que ficam mais complexas conforme a quantidade de caracteres aumenta, os gestos de desbloqueio do Android também operam da mesma forma. Ao usar nove pontos, são 140.704 combinações diferentes.
Mais grave do que usar apenas quatro pontos de ligação entre os nove permitidos, está o fato de que grande parte dos padrões analisados liga apenas pontos de canto a canto na tela, desenhando contornos bem simples e bastante fáceis de adivinhar. Do total de quatro mil combinações analisadas, 44% dos padrões começavam com a primeira bolinha do esquema. E em 77% dos casos, o movimento de desbloqueio começa em um dos cantos da tela.
Com estes dados, um hacker poderia criar um software que, a partir de possibilidades, desenha quais são os padrões mais prováveis de desbloqueio, por exemplo.
Como criar um padrão de desbloqueio seguro?
Segundo Marte, o ideal é que o usuário desenhe padrões que girem em sentido anti-horário, não comecem nos cantos e mudem de direção. Usar o maior número de pontos possível pode não fazer muita diferença se o desenho permanecer muito simples. Na imagem abaixo, você pode ter uma ideia de alternativas que mostram padrões muito fáceis de adivinhar e outros nem tanto, porque fogem do que é intuitivo: movimento em sentido horário e a partir dos cantos.
Repare na primeira combinação: ela liga nove pontos de maneira muito simples. Ao lado, uma opção com nove ligações muito mais difícil de decifrar (Foto: Divulgação/Marte Loge)Repare na primeira combinação: ela liga nove pontos de maneira muito simples. Ao lado, uma opção com nove ligações muito mais difícil de decifrar (Foto: Divulgação/Marte Loge)

Compartilhe usando