Google tem 2 bilhões de linhas de código

Google tem 2 bilhões de linhas de código

SwitchAndrew Hart / Creative Commons
Se você já se perguntou "Se você já se perguntou "qual é o tamanho do Google?", saiba que isso tem uma resposta bastante simples: cerca de 2 bilhões de linhas de código, de acordo com a Wired.
Em uma conferência de engenharia no Vale do Silício, a gerente de engenharia do Google, Rachel Potvin, disse que estimava que todos os serviços online do Google, somados, teriam algo em torno de 2 bilhões de linhas de código. Isso inclui todos os serviços, como o Google Maps, Plus, Pay, Photos, Gmail e Drive, mas não conta os sistemas operacionais Android e Chrome OS.
Para efeito de comparação, estima-se que o Facebook possua 20 milhões e o Windows chegue a 50 milhões de linhas de código, um número 40 vezes menor.
Todo esse código é armazenado em um único repositório, que Potvin acredita ser o "maior repositório de código do mundo" e gerenciado por um sistema chamado Piper, que controla as versões de cada modificação feita pelos engenheiros.
Todo esse código é distribuído por 10 datacenters da empresa e chega a ocupar 85 terabytes. Há também um sistema de bots que automaticamente gera arquivos de configuração necessários, facilitando a vida de quem precisa modificar 15 milhões de linhas de código por semana.
No entanto, nem tudo fica guardado nos mesmos lugares ou é acessível por qualquer pessoa. Código relacionado ao PageRank, conjunto de algoritmos que define quais páginas aparecem primeiro no Google, só pode ser acessado por alguns profissionais específicos, por exemplo.

Compartilhe usando