O que é a Internet?

O que é a Internet?

Definição


A Internet é uma rede mundial que interliga milhões de computadores em todo o mundo, de vários tipos e tamanhos, marcas e modelos e com diferentes sistemas operacionais.

Portanto, dizendo de modo simples, é uma forma fácil e barata de fazer com que computadores distantes possam se comunicar.

Apesar de ter uma história relativamente curta, a Internet se revela como um grande fator de comunicação, integração social, armazenamento de informações de todos os tipos e globalização de produtos.

Assim, a Internet é formada por computadores comuns e por outros, especiais, os servidores, máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, controladas por universidades, empresas e órgãos do governo.

Uma maneira de entender a Internet é pensar nela como uma rede de redes.


 Vídeo: History of internet (com legendas em português)
http://www.youtube.com/watch?v=9hIQjrMHTv4 (acessado em 26/10:2009)
"History of the internet" is an animated documentary explaining the inventions from time-sharing to filesharing, from Arpanet to Internet.


Mais informação:

Se desejar ver um resumo (incompleto) sobre esse assunto:

 Apresentação: Alguns pontos da história da Internet

copie o arquivo odp, comprimido em formato zip
www-his.odp.zip

copie o arquivo em pdf
www-his.pdf

Uma maior quantidade de detalhes a respeito da história dos computadores e da internet pode ser encontrada em

| Início | 1500-1799 | 1800-1899 | 1900-1939 | 1940-1949 | 1950-1959 |

| 1960-1969 | 1970-1979 | 1980-1989 | 1990-1999 | 2000-2009 | 2010-... | Gerações |


Rede de redes

Os computadores compartilham informações de diferentes formas e conteúdos, disponibilizando vários serviços de diversas mídias (textos, imagens, vídeo e som).

Aliás, essa parte multimídia da Internet é chamada WWW.

Essa comunicação entre tantos sistemas é viável devido a um protocolo de comunicação chamado TCP/IP.

O TCP começou a ser projetado nos anos 60, a partir de interesses militares dos Estados Unidos, como uma rede descentralizada, de fato sem poder central, para garantir sua manutenção e operabilidade, mesmo em condições adversas, como uma guerra por exemplo.

Sendo assim, a Internet não tem dono ou uma empresa encarregada de administrá-la. Cada rede individual conectada à Internet pode ser administrada por uma entidade governamental, uma empresa ou uma instituição educacional. Mas, a Internet, como um todo, não tem um dono ou um poder central.

A Internet tem aplicações as mais diversas possíveis: a localização de pessoas, empresas e assuntos (Pesquisa); a troca de informações (Comunicação); a ministração de cursos (Educação), a apresentação de produtos e serviços (Marketing); a comercialização de produtos e serviços (Vendas); o uso de jogos, vídeos, sons e diversos passatempos (Entretenimento), entre outros.


O usuário e a Internet


Como a Internet é uma grande teia, integrada por máquinas de todos os tipos e tamanhos, é importante notar que estando conectado à Internet um computador tem seu poder multiplicado milhares de vezes. Enquanto o computador isolado se limita a acessar as informações gravadas no seu disco rígido, a máquina conectada à rede tem o mundo ao seu alcance.

Os serviços propiciados pela rede nos trouxeram à uma nova realidade: navegar na Internet tornou-se a mais moderna forma de aquisição de informações, sobre praticamente qualquer assunto, já que um usuário tem acesso a uma imensa quantidade de dados, espalhados por toda a rede, de forma prática e amigável. Como muitos endereços estão oferecendo diversos serviços gratuitamente a informação está cada vez mais acessível.

Note-se que a qualidade dos dados é impressionante: toda a informação já existente pode ser atualizada e aperfeiçoada continuamente, por pessoas espalhadas pelo mundo inteiro, durante todo o tempo.


Tamanho

Quão grande a internet é?

Essa curiosa pergunta é difícil de ser respondida, pois , a cada dia surgem novas aplicações, sites, blogs, redes sociais etc.

Entretanto, um resumo sobre o tamanho da Internet está no infográfico abaixo:

How big is the Internet (via TNW)
[Via: TNW]


 Infográfico: How big is the Internet?
http://thenextweb.com/shareables/2011/01/11/infographic-how-big-is-the-internet/tnw_how_big_is_the_internet/
(acessado novamente em 9/02/2011)
(Infográfico: Quão grande é a internet)


Custos


Deve-se ressaltar que o acesso aos servidores da Internet pode ser feito por qualquer pessoa, por meio de um computador, por mrio de uma linha telefônica simples ou de uma rede, lhe possibilitando o uso dos serviços já existentes.

Como a Internet é uma complexa malha de computadores interligados, sempre existe um caminho alternativo para o tráfego, ainda que seja mais longo. Se for necessário acessar um computador localizado do outro lado do mundo, no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional. Basta conectar-se a um computador ligado à Internet na própria cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino.

Essa forma de funcionamento garante um custo baixo de conexão. Assim, um usuário comum, que acessa a Intenet em casa, por meio de linha telefônica, só precisa pagar a ligação local até o seu fornecedor de acesso. Essa empresa (ou instituição) cobra uma taxa mensal de cada usuário para cobrir, entre outros, os custos da conexão com a rede.



Abrangência e bi-direcionalidade

A Internet tem alcance e abrangência ímpar, que nenhuma outra mídia, eletrônica (TV, rádio) ou impressa (jornais, revistas e correios) contempla: uma informação pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e por qualquer pessoa que tenha acesso a um computador devidamente equipado. Como atualmente pode-se encontrar computadores ligados à Internet em praticamente todos os lugares (empresas, lares, escolas, universidades, clubes, igrejas etc), milhões de pessoas que já utilizam esse meio de comunicação estão experimentando enormes alterações em seu modo de vida.

Diz-se que a Internet é uma mídia bi-direcional, já que um usuário pode responder a qualquer questionamento, por meio de formulários.

Assim sendo, a Internet é um valioso auxiliar para educadores, qualquer que seja sua área de atuação.

Note-se que muitas universidades mantêm diversos serviços onde disponibilizam informações gerais sobre a Internet, passando por publicação de artigos, manutenção de listas de discussão, ministração de treinamentos e cursos, inclusive de educação à distância, numa tentativa de realmente disponibilizar os recursos da rede a um grande número de pessoas, pois, para que se tenha um bom uso dos serviços disponíveis é necessário algum conhecimento sobre a maneira de utilizá-los, o que envolve, além de informações gerais, o conhecimento sobre o uso de vários programas, inclusive diversos detalhes de configurações e funcionamento.

(Texto baseado em http://www.ccuec.unicamp.br/revista e em vários mails, especialmente de "Armando Miller", de saudosa memória).

Compartilhe usando