O que fazer quando a bateria do notebook não estiver durando tanto?

O que fazer quando a bateria do notebook não estiver durando tanto?

Caso você tenha investido na compra de um notebook, não se espante se, em questão de alguns meses, a bateria do aparelho não durar tanto tempo quanto no momento da compra. Isso não é o resultado de um mau uso do aparelho, mas sim reflexo da degradação normal da vida útil do dispositivo — algo que atinge todos os produtos disponíveis no mercado.
Antes de sair correndo pesquisando preços de peças substitutas (ou de um novo computador), saiba que existem métodos para prolongar o tempo de uso de seu aparelho. Neste artigo, não só ensinamos como detectar possíveis problemas, como oferecemos sugestões que, quando seguidas, podem ajudar a aumentar o desempenho de sua máquina.

Como confirmar o problema?

Não há método mais eficiente de detectar algum problema em seu aparelho do que utilizá-lo com frequência. Afinal, somente desenvolvendo o costume de lidar com uma máquina é que aprendemos todas as suas características e nos tornamos capazes de determinar a hora em que uma recarga é necessária sem ter que consultar qualquer indicador visual.
Após qualquer disparidade na duração da bateria ter sido detectada, se torna simples o processo de comprová-la. Para isso, recomendamos opções como oBattery Eater, software que faz uma análise completa do hardware de seu computador e aponta qual o tempo que ele pode ser usado sem uma recarga — note que o valor exibido corresponde à capacidade da peça assim que ela saiu de fábrica.
Uma alternativa ao programa é o BatteryBar, que pode ser baixado tanto de forma paga quanto gratuita. O aplicativo se destaca por manter um histórico visual da quantidade de bateria presente em seu dispositivo, indicando as velocidades com as quais ela se descarrega e recarrega.
Quem possui um dispositivo Mac pode usar a ferramenta nativa conhecida como “Perfil de Sistema” (localizada em Aplicativos > Utilidades) e selecionar a opção “Sobre este Mac” para obter informações relacionadas à bateria do dispositivo utilizado. Também é possível usar softwares como o iStat Menu, que é capaz de exibir uma lista completa das características presentes em computadores com o sistema operacional OS X.

Pelo que eu devo procurar?

Após realizar a análise de seu computador, compare a duração de bateria indicada pelo software utilizado com o tempo real durante o qual você consegue usar o computador sem uma recarga. Caso esse valor corresponda a 50% ou mais daquele indicado pelos programas, o problema possivelmente pode ser minimizado com uma recalibragem do dispositivo.
Porém, caso a duração real de sua carga esteja em um valor que corresponda a 25% ou menos daquele indicado pela análise feita anteriormente, a melhor alternativa é comprar uma bateria nova. Esse caso é comum especialmente em produtos mais antigos, cuja vida útil já está chegando ao final.

Como recalibrar a bateria?

Para garantir que seu notebook possa ser usado durante mais tempo sem que uma recarga seja necessária, pode ser uma boa ideia recalibrar a bateria do dispositivo. Para isso, conecte o computador em uma tomada e desative qualquer opção do sistema que faça com que ele suspenda suas atividades depois de certo tempo de inatividade.
Quando o indicador de carga mostrar que ela está 100% cheia, desconecte a máquina de qualquer fonte de energia e a deixe parada até que o dispositivo desligue sozinho. Em seguida, recarregue-o novamente e aplique novamente as configurações de sistema que você modificou anteriormente.
Na maioria das vezes, esse processo simples ajuda o medidor de bateria do dispositivo a indicar de maneira mais precisa o tempo que ele pode ser usado sem que uma recarga seja necessária. Fabricantes como a Apple sugerem que o procedimento deve ser feito toda vez que um novo produto é adquirido e que é bom repeti-lo em intervalos regulares de poucos meses.

Como maximizar o tempo de vida da bateria?

Mesmo após realizar os testes e comprovar que ainda não é hora de substituir sua bateria, ela pode continuar apresentando um desempenho abaixo do esperado. Na maioria dos casos, isso se deve ao uso de configurações que não são exatamente benéficas para quem gosta de usar o notebook sem ter que conectá-lo frequentemente a uma tomada.
Entre os aspectos que determinam o tempo de uso de seu dispositivo está o plano de energia adotado por ele. Caso você tenha marcado a opção “equilibrado”, pode ser uma boa ideia trocá-la pelo modo “economia de energia”, que reduz o desempenho do computador em certas áreas para prolongar o tempo de duração de sua carga.
Além disso, pequenos ajustes na intensidade do brilho de sua tela também podem fazer maravilhas para o tempo de duração de sua bateria. E, claro, evitar tarefas pesadas como jogar games com requisitos exigentes ou reproduzir vídeos também contribui para que você possa ficar mais tempo longe de uma fonte de energia.

Leitura complementar

Para obter mais dicas sobre o assunto, não deixe de conferir o artigo “Mito ou verdade: recarregar a bateria muitas vezes ao dia estraga o aparelho utilizado”, no qual damos mais exemplos de como prolongar a vida útil de baterias de íon-lítio. Além disso, explicamos os motivos pelos quais o calor ambiente contribui para diminuir o tempo de uso de dispositivos eletrônicos.
Confira também o texto “Otimize o uso da bateria de seu notebook e garanta o máximo de tempo de aproveitamento”, no qual apresentamos quais as configurações do Windows que ajudam a acelerar ou reduzir o consumo de energia de um aparelho. Finalizada a leitura, não deixe de registrar a sua opinião sobre o assunto em nossa seção de comentários.
FONTE(S)

Compartilhe usando