Quem inventou a Internet?

Quem inventou a Internet?

Quem inventou a Internet?
A Internet: Você ama-a, você precisa dela, você não pode viver sem ela. Mas quem a inventou?

Peritos em tecnologia citam várias agências governamentais - assim como um punhado de indivíduos - que desempenharam um papel fundamental na criação do que hoje conhecemos como a Internet.

Na década de 1930, o especialista em informações belga Paul Otlet foi o primeiro a pôr em prática ideias semelhantes às que estão por trás da Internet, quando ele escreveu sobre uma "Biblioteca Irradiada" que ligaria telespectadores ao conhecimento enciclopédico através de sinais de telefone.

Otlet também descreveu como as pessoas poderiam um dia usar essa "rede" para enviar mensagens de um utilizador para outro, partilhar arquivos e até mesmo reunir em centros sociais (pense no Facebook ou no Twitter).

No início de 1960, J.C.R. Licklider - um cientista da computação na empresa de tecnologia Bolt, Beranek and Newman (BBN) - formulou algumas ideias originais sobre a rede global numa série de memorandos, descrevendo uma "Rede Computacional Intergalática".

Essas ideias inovadoras levaram Licklider a ser diretor do Departamento de Defesa dos EUA, nomeadamente à Agência Darpa, na épica conhecida como Arpa (Advanced Research Projects Agency), o órgão do governo responsável pela criação de uma rede de partilhamento de computadores conhecida como ARPANET, o precursor da Internet de hoje.

Muitos dos pesquisadores que trabalharam na ARPANET fizeram contribuições significativas para a evolução da Internet, incluindo Leonard Kleinrock, inventor de comutação de pacotes (a tecnologia básica da Internet). 

Vinton Cerf e Robert Kahn inventaram o protocolo TCP/IP na década de 1970, e em 1972, Ray Tomlinson introduzu o e-mail de rede. [Livescience]

Compartilhe usando