WhatsApp vs rivais: veja quais funções não estão no mensageiro popular

WhatsApp vs rivais: veja quais funções não estão no mensageiro popular


WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do país, mas não significa que seja o líder também em quantidade de recursos. Concorrentes como Skype,Viber e Facebook Messenger trazem inúmeras funcionalidades que ainda não chegaram ao mensageiro (mantido pelo Facebook), deixando-o para trás na hora, por exemplo, de fazer uma videochamada ou compartilhar arquivos de todo tipo. 
Confira uma lista de funções que rivais têm e o WhatsApp não tem.
whatsapp-faixa-1 (Foto: Desconfie de links enviados em mensagens do WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Rivais possuem funções que ainda não chegaram ao WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)
Realizar videochamadas
WhatsApp não tem chamadas de vídeo como no Skype (Foto: Divulgação)WhatsApp não tem chamadas de vídeo como no Skype (Foto: Divulgação)
O WhatsApp demorou algum tempo para implementar as chamadas de voz, então pode-se dizer que haverá certamente uma espera grande para que a função e videochamadas chegue ao aplicativo. Com isso, concorrentes saem na frente ao oferecer videoconferências gratuitas pela web, celular e tablet, seja Android ou em dispositivos da Apple com o FaceTime. A funcionalidade é encontrada no Skype,Messenger e Hangouts, entre outros.
Compartilhar stickers
Messenger é um dos rivais do WhatsApp que já tem stickers faz tempo (Foto: Divulgação)Messenger é um dos rivais do WhatsApp que já tem stickers faz tempo (Foto: Divulgação)
Emojis são cada vez mais populares, mas há momentos em que os stickers são mais úteis para revelar um sentimento a alguém. Esses adesivos digitais, porém, ainda não estão disponíveis no WhatsApp, obrigando o usuário a lançar mão de alternativas como Line, que tem um pacote próprio com várias opções, além de Telegram, Viber e Messenger – no chat do Facebook para Android e iOS, é comum encontrar stickers comemorativos do carnaval ou de filmes, por exemplo.
Deletar mensagens depois de um tempo
Simsme permite programar autodestruição das mensagens (Foto: Divulgação)Simsme permite programar autodestruição das mensagens (Foto: Divulgação)
Snapchat é o app mais famoso com mensagens que se autodestroem, mas alternativas como o SIMSme dão um passo além: é possível até programar quanto tempo suas conversas ficarão disponíveis antes de sumirem do seu telefone e do seu amigo. Além disso, o aplicativo criptografa fotos, vídeos e outros conteúdos multimídia, em um conjunto de funções oferecidos também pelo Telegram.
O WhatsApp, por outro lado, não oferece nada disso.
Traduzir mensagens automaticamente
WeChat pode traduzir mensagens no chat, algo que o WhatsApp só faz no Android 6.0 (Foto: Divulgação)WeChat pode traduzir mensagens no chat, algo que o WhatsApp só faz no Android 6.0 (Foto: Divulgação)
Apesar de o Android Marshmallow (6.0) já possuir recurso de tradução rápida praticamente em qualquer lugar, só apps como o WeChat oferecem essa função no iPhone. Assim, é possível usar o app chinês para conversar com estrangeiros sem maiores problemas, aproveitando a tradução simultânea dentro do próprio app, algo que o WhatsApp não tem no iOS ou em versões anteriores do Android.
Usar outros apps para melhorar o chat
Messenger pode integrar outros apps como extensões do chat (Foto: Divulgação)Messenger pode integrar outros apps como extensões do chat (Foto: Divulgação)
O Facebook lançou, em março de 2015, uma plataforma que permite ao Messenger obter extensões para melhorar o chat. Assim, por meio do app oficial para dispositivos móveis, é possível acessar o Giphy, para criar GIFs, o PicCollage, para fazer montagens de fotos, ou o Talking Tom Cat, para mudar sua voz em uma mensagem de áudio. Para isso, basta abrir o menu e escolher entre as várias opções. Apesar de ser detido pelo Facebook, o WhatsApp não aproveita esta plataforma de extensões.
Compartilhar qualquer arquivo
Telegram consegue transferir qualquer arquivo de até 1,5 GB, algo que o WhatsApp não chega nem perto (Foto: Divulgação)Telegram consegue transferir qualquer arquivo de até 1,5 GB, algo que o WhatsApp não chega nem perto (Foto: Divulgação)
O compartilhamento de arquivos no WhatsApp é restrito a áudio, vídeo, fotos, contatos e localização, algo ultrapassado facilmente por apps como o Telegram. O app russo usa sua poderosa nuvem para transmitir qualquer arquivo guardado no celular, tablet ou desktop, desde que tenha até 1,5 GB, tornando-o uma poderosa ferramenta de trabalho colaborativo.
Fazer ligações para fixo e celular
Viber faz ligações para celular e fixo, enquanto Whatsapp se restringe aos seus próprios usuários (Foto: Divulgação)Viber faz ligações para celular e fixo, enquanto Whatsapp se restringe aos seus próprios usuários (Foto: Divulgação)
O WhatsApp já tem chamadas de voz, mas só via internet para outro amigo que também está disposto a gastar o pacote de dados para receber a ligação no celular. Se você precisar chamar números fixo ou celulares, terá que usar opções como Skype e Viber, que cobram planos mensais ou pacotes de minutos para efetuar ligações para telefones comuns.
TechTudo

Compartilhe usando