Como economizar muita bateria no seu Android

Como economizar muita bateria no seu Android

O mal do século é a bateria que dura pouco. Por mais que smartphones tenham evoluído em todos os aspectos, a bateria ainda é o ponto que precisa ser melhorado com maior urgência e em maior escala. Os processadores ficam mais rápidos, as telas mais eficientes e com alta definição, as câmeras cada vez melhores mas parece que a única saída dos fabricantes pra melhorar a eficiência energética de seus aparelhos é colocar uma bateria maior.
Não há problema em adicionar uma bateria maior, mas normalmente isso significa smartphones maiores e mais pesados, ou pelo menos mais largos. E isso afeta a usabilidade. Há também outras combinações que prometem melhorar o consumo de bateria, mas em geral envolvem reduzir recursos.
Enquanto o tão sonhado salto evolutivo não chega, algumas dicas e truques ajudam a amenizar o consumo de bateria no seu smartphone Android. Em geral as dicas funcionam para qualquer smartphone, com qualquer SO, mas aqui vamos focar no Android pois ele domina o mercado.
1) Desative o brilho automático. Na grande maioria dos casos, o brilho gerenciado de forma automática pelo Android acaba consumindo mais energia que o necessário pois o brilho sempre fica acima do necessário no momento. Gerencie você a intensidade do brilho. Dá um pouco mais de trabalho mas você ganhará um fôlego extra na bateria.
2) Não use o app padrão de email. Pelas pesquisas que andei fazendo, pode ser bug ou pode ser um app mal programado, mas o fato é que o email padrão do Android consome MUITA bateria. Ele constantemente acende a tela do celular com notificações e drena bastante a energia com o funcionamento em background. Quando parei de usar ele, o ganho de bateria foi gritante. Prefira o gmail ou use email via web.
3) Desative o Google Now e os smartcards caso você não use. O Google Now pode ser bem bacana em alguns momentos, mas no geral só consome recursos pra quem nunca usa. Isso vale para outros recursos e apps que você não usa. Desative e desinstale tudo que não usa, como NFC, por exemplo.
4) Coloque o GPS em modo econômico. GPS também é algo que nem sempre usamos. É possível reduzir a precisão dele colocando-o em modo de economia de energia. Isso faz com que a precisão diminua mas a bateria vai sofrer bem menos.
5) Aproveite as alternativas sempre que puder. Aplicativos como Viber, WhatsApp e Skype possuem versões Web ou para desktop. Sempre que puder, utilize essas versões caso esteja usando um computador. As vezes pegamos o smartphone por puro hábito, quando podemos economizar bateria usando essas opções em outras plataformas.
6) Modere o uso. Essa dica é meio óbvia mas serve também para você melhorar um pouco seus hábitos. Evite tirar o celular do bolso a cada 2 minutos pra ver se chegou alguma notificação. Além de ser meio paranóico, queima bateria sem necessidade. Você pode até estabelecer uma meta de só checar o celular a cada meia hora, por exemplo.

Compartilhe usando