Portugueses desenvolvem sistema que prevê trajetórias e ensina a jogar bilhar

Portugueses desenvolvem sistema que prevê trajetórias e ensina a jogar bilhar

Prever, com relativa precisão, a trajetória da bola num jogo de bilhar ou snooker, mesmo antes de ser efetuada a tacada, é uma habilidade que requer alguma dedicação e treino ao jogador. Por isso, um grupo de estudantes portugueses decidiu criar um sistema de projeção (diretamente no bilhar), capaz de prever a trajetória da bola, antes de iniciar a jogada.
PoolLiveAid é o nome do projeto, desenvolvido por Luís Sousa e Ricardo Alves, alunos do mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica do Instituto Superior de Engenharia daUniversidade do Algarve (UAlg), juntamente com o professor João Rodrigues.
Este sistema dispõe de uma câmara (fixa ao teto), capaz de reconhece os limites das tabelas da mesa de bilhar, localizar as bolas, a posição e angulo do taco de bilhar. O sistema faz uso ainda, do processamento em tempo real, para calcular e projetar (diretamente na mesa) em tempo real, a trajetória da bola.
Este será o sistema ideal para os “menos dotados” neste desporto. Uma ajuda preciosa, capaz de colocar qualquer amador, a jogar como um profissional. Para tal, o jogador só necessita de apontar o taco à bola, que o sistema indica (instantaneamente) a trajetória da mesma, através de uma linha. Para mudar a trajetória, basta ajustar o ângulo do taco, e (claro) imprimir a força necessária à tacada.
Apesar de o projeto PoolLiveAid ser (ainda) um protótipo em desenvolvimento, para um mestrado, seria interessante ver este sistema espalhado pelos salões e clubes profissionais de bilhar, onde os novatos poderiam adquirir alguma compreensão e noção, relativa a ângulos, trajetórias e tabelas, associados a este jogo.
Entretanto, esperemos que surjam investidores interessados na sua comercialização deste produto. Deixe-se ficar com o próximo vídeo e veja o protótipo PoolLiveAid em funcionamento.

Fonte: YouTube | UAlg (Facebook)
Via: DVICE

Compartilhe usando