Fundador do Facebook vai doar 99% das suas ações

Fundador do Facebook vai doar 99% das suas ações

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, comunicou ao mundo, esta terça-feira, que já é pai e que vai doar 99% das suas ações do Facebook a uma fundação com o seu nome e o da mulher, que se vai dedicar a promover a igualdade entre todas as crianças.
 
MARY F. CALVERT/REUTERS
Mark Zuckerberg e a sua mulher, Priscilla Chan antes do nascimento da sua primeira filha, MaxAs ações que Zuckerberg vai doar ao longo da sua vida valem 45 mil milhões de dólares e o anúncio foi feito através de uma carta aberta à sua filha Max, que nasceu precisamente há uma semana, assinada pelo empresário e pela sua mulher Priscilla Chan.
"Como todos os pais, queremos que cresças num mundo melhor do que o nosso", lê-se na carta.
A nova fundação charmar-se-á "Chan Zuckerberg Initiative". A recém-nascida chama-se Max.
Mark Zuckerberg e Priscilla Chan prometeram que é a nova organização que vai gerir o dinheiro e direcioná-lo, inicialmente, para o "ensino personalizado, a investigação para curar doenças, e construir comunidades fortes", escreveu o casal.
"Vamo-nos focar em melhorar o potencial humano e promover a igualdade", dizem. "Será que a nossa geração pode curar doenças para que a tua tenha vidas mais longas e mais saudáveis?", "Pode a nossa geração eliminar a pobreza e a fome?", "Pode dar a todos acesso a tratamentos de saúde básicos?", são algumas das muitas perguntas que o casal faz na missiva dirigida a Max e que esperam ver respondidas ao longo das suas vidas com ajuda do dinheiro que vão doar.
"Nos próximos meses, assim que estivermos adaptados ao nosso novo ritmo familiar e de volta ao trabalho depois das nossas licenças de paternidade e maternidade, partilharemos mais detalhes. Percebemos que tenham muitas perguntas sobre porquê e como estamos a fazer isto", escreveram ainda.
Para já, segundo o "The New York Times", Zuckerberg planeia oferecer não mais do que mil milhões em ações por ano, nos próximos três anos. As restantes serão doadas ao longo da sua vida.
Zuckerberg vai, no entanto, reter a maioria dos votos na empresa e promete continuar CEO do Facebook por "muitos,muitos anos".




Compartilhe usando