5 aplicativos para Android que tornam a sua rotina mais produtiva

5 aplicativos para Android que tornam a sua rotina mais produtiva


Não importa se você é um assistente, estudante, analista ou empreendedor, todos nós sabemos como é difícil organizar todas as nossas tarefas e compromissos diários. Muitos aplicativos prometem unificar informações, apresentações e relatórios de maneira fácil e usual, mas, quais desses apps voltados para produtividade realmente cumprem com o prometido? Confira nossa seleção com 5 ótimos apps que podem tornar a sua rotina mais produtiva.

1 - Trello

É impossível começar uma seleção com apps para produtividade sem mencionar essa poderosa ferramenta que é o Trello. Para quem não está familiarizado com o app, o Trello é uma ferramenta para gerenciamento de projetos individuais ou colaborativos. A interface principal do Trello, basicamente, se divide em três etapas: o que fazer, fazendo e pronto. Cada uma dessas etapas podem ser encontradas dentro das tarefas criadas pelo usuário, sejam elas coletivas ou particular.
O usuário precisa criar uma tarefa, acessá-la e inclui anexos, anotações, comentários e etiquetas em cada uma das etapas criadas, começando pela primeira (o que fazer). É possível definir um lembrete para que o Trello avise automaticamente sobre suas pendências em etapas específicas como, por exemplo, cobrar uma equipe ou fazer uma ligação para determinado contato. As etapas finalizadas podem ser movidas para a coluna "pronto" (done), ou então para a coluna "fazendo", caso você esteja trabalhando naquela tarefa no momento.
trelloapp
O Trello é sinônimo de produtividade no Android. / © ANDROIDPIT
Teoricamente, o Trello parece ser uma ferramenta complicada, mas, na prática, com alguns minutos de uso qualquer usuário consegue dominá-lo. Este app é indicado para usuários que trabalham por conta própria, com equipes ou remotamente, independente da quantidade dos projetos. O objetivo do Trello é manter seus principais trabalhos sob controle.

2 - Slack

O e-mail pode ser uma ferramenta essencial para a comunicação interna de uma empresa ou para um grupo de estudos, por exemplo. Mas, convenhamos, ele não é nada prático. A proposta do Slack não é substituir as ferramentas de comunicação existentes, como o Skype ou um cliente de e-mail, mas centralizá-las em uma única plataforma. Para isso, após fazer o download do Slack, é preciso criar um domínio personalizado e convidar seus contatos para participarem de chats específicos criados por você.
slackapp
O Slack é uma plataforma de comunicação muito eficiente. / © ANDROIDPIT
As opções existentes numa conversação são excelentes, na verdade, elas são uma mistura de recursos do Telegram com extensões de outros apps, como o próprio Trello. É possível favoritar uma conversa, mencionar um contato específico no grupo para que ele seja notificado separadamente e até mesmo enviar GIFs animados. Os plugins são os pontos fortes do Slack, visto que é possível integrar serviços e ferramentas com o comunicador, como o Dropbox, o Google Drive, o Trello e até o SoundCloud.

Os comandos facilitam a vida de qualquer usuário na hora de se comunicar, por exemplo, é possível iniciar uma chamada de vídeo pelo Hangouts dentro do Slack. As versões para web, Windows, Mac e smartphones tornam a integração ainda melhor.

3 - Microsoft Outlook

Atualmente, o cliente de e-mail da Microsoft é a melhor alternativa para quem procura por uma opção prática, eficiente e organizada. O Outlook deixou de ser um cliente de e-mail com funções limitadas e passou a oferecer uma gama de recursos bem interessantes. Além de suportar as contas da Microsoft (Live, Hotmail e Outlook.com), o Outlook oferece suporte pra contas do Yahoo, Gmail - e Gmail for business - iCloud, Microsoft Exchange, Office 365 e IMAP. É possível criar filtros, pastas, caixas de entrada inteligentes e assinatura personalizada para cada conta adicionada.
outlookapplist
O Outlook é o melhor e-mail para Android, com calendário, gerenciador de contatos e arquivos. / © ANDROIDPIT
O diferencial do Outlook é sua integração com o Sunrise Calendar, app de calendário adquirido pela Microsoft, que adiciona automaticamente os eventos registrados nas contas adicionadas e as coloca como uma guia do app. Assim, você tem um cliente de e-mail, calendário, contatos e arquivos hospedados no OneDrive integrados em um único app. 

Se você utiliza o OneDrive e quer aproveitar ao máximo a integração oferecida pelos serviços da Microsoft, não deixe baixar os apps do Office. Excel, One Note, PowerPoint e Word estão disponíveis para Android e intensificam ainda mais essa experiência de integração entre dispositivos móveis com suas tradicionais versões para PC, Mac e até mesmo web. Tudo o que precisará é de uma conta Microsoft, com um Hotmail, por exemplo.

4 - Todoist

Um bom gerenciador de listas de tarefas não precisa de muita coisa, basta uma interface organizada, limpa e com comandos intuitivos. Além disso, opções como agendamentos pré-programados e integração com calendários são indispensáveis. Levando em consideração todas essas exigências, podemos dizer que o Todoist é uma ótima indicação de app, cumpre com esses itens e ainda traz alguns extras.
todoistapp
O Todoist é uma excelente opção de gerenciador de listas de tarefas. / © ANDROIDPIT
O ponto forte do Todoist é sua interface, minimalista e pensada para ser prática, visto que todos os comandos disponíveis no app estão reunidos no menu flutuante no canto inferior direito. É possível programar uma tarefa e sincronizá-la com sua Conta do Google, além de definir lembretes para estas com períodos e horários personalizados. 

A organização também é outro ponto interessante do Todoist, principalmente seu sistema de etiquetas para tarefas, filtros de tarefas em andamento ou já finalizadas. Suas tarefas estão acessíveis a partir da web e do app oficial para Mac, além de versões para smartphones ou tablets que possuam o Todoist instalado e logado na mesma conta. Agilidade e produtividade são os diferenciais do Todoist. 

5 - Evernote

O Evernote é o tipo de aplicativo que ainda não foi superado pelos seus concorrentes, como o One Note, Google Keep e similares. O foco na produtividade e no acesso às informações do usuário a partir de qualquer plataforma - mesmo quando offline - são características únicas do Evernote. Quem nunca precisou rascunhar alguma informação e achou a ideia de usar o smartphone para essa finalidade um tanto estranha? Pois bem, o objetivo do Evernote vai um pouco além de criar anotações, visto que essa plataforma é uma das mais completas em termos de organização e produtividade.
Você pode inserir uma nota, criar um caderno ou uma agenda de compromissos mesmo sem qualquer conexão com a internet. O aplicativo mantém tudo sincronizado quando a conexão é ativada novamente, até mesmo em múltiplos dispositivos que estejam logados com a mesma conta. Além de gerenciar o conteúdo offline, o Evernote é um excelente companheiro para viagens onde a conexão com redes móveis e pontos de Wi-Fi fica sempre comprometida.
evernoteapplist
O Evernote vai além de um simples app de anotações.  / © ANDROIDPIT
evernoteapplist

Os cadernos criados podem ser etiquetados, personalizados com anexos, mapas, informações à mão e ordenados em categorias diferentes, como estudos, trabalhos, receitas e projetos, por exemplo. A interface do Evernote é extremamente funcional, permitindo que todos os usuários se familiarizem rapidamente com suas funcionalidades.

Compartilhe usando