SIAEP: Como se cadastrar no sistema de matrículas do Ensino Médio.

SIAEP: Como se cadastrar no sistema de matrículas do Ensino Médio.

Veja como se matricular no Ensino médio pelo SIAEP e ver suas notas e boletins durante o ano letivo, conferir todas as suas informações no ensino médio.

SIAEP: O governo do estado do Maranhão divulgou no início do ano um sistema de pré-matrícula para todos os alunos iniciarem sua matricula no ensino médio do ano letivo de 2017. Antes era a escola quem fazia o cadastro, agora o aluno pode fazer esse trabalho diretamente no sistema, a partir de um computador com internet em sua casa ou lan house. Alunos que ainda vão iniciar em 2017 o ensino médio, deverão fazer sua pré-matrícula através deste sistema disponibilizado pela Secretaria de Educação do Maranhão (SEDUC). Os Alunos que já cursam o ensino médio, devem procurar a diretoria de sua escola para obter o código de acesso, caso ainda não o tenha ou tiver esquecido.
A matrícula será em três etapas, duas pelo sistema e uma terceira que será presencial, onde o aluno deverá levar impresso e em mãos, uma ficha de cadastro realizado no sistema. A partir daí, o aluno estará matriculado e apto a cursar o ensino médio.
Caso ainda não sabe como se cadastrar veja aqui como fazer o seu cadastro:
Depois de acessar o site, você encontrará a seguinte tela, para dá início ao seu cadastro.
Na imagem mostra a tela de acesso do sistema e de cadastro, onde os alunos já cadastrados, poderão ter acesso ao portal e ver todas suas informações de notas e boletins durante o ano letivo. Para entrar no sistema, o aluno terá que ter um código de acesso, por isso é importante realizar o cadastro.
Veja na imagem :
O aluno deverá clicar na opção “CADASTRE-SE AQUI”, ele será redirecionado para uma outra página, igual a que mostra na imagem seguinte.
Primeiramente ler todas essas informações que está destacado na cor vermelha, para você entender como funciona o cadastro, e saber quais as informações deve preencher. Lembrando que todas as opções, é de responsabiliade do aluno, preencher todas corretamente de acordo com seus documentos pessoais.
Nos campos que estão marcados com 01, 02 ou 03 símbolos  * (asteríscos), são campos obrigatórios, e deverão serem marcados sem qualquer erro.
Exemplo:
Observações no preenchimento deste formulário:
1 – Tenha em mãos documentos pessoais e comprovante de endereço;
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
** CAMPOS OBRIGATÓRIOS SOMENTE PARA ALUNOS MENORES DE 18 ANOS E QUE DESEJAM ESTUDARNO TURNO NOTURNO
*** CAMPO OBRIGATÓRIO SOMENTE PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL
**** CAMPO OBRIGATÓRIO SOMENTE PARA CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO.
─ Separa todos os documentos que você vai precisar, os principais são:
Nome completo
Endereço, cidade, estado;
E-mail (você precisa ter acesso a caixa e-mails, pois será enviado um e-mail contendo o seu castro com seu código de acesso);
RG, CPF e CARTEIRA DE RESERVISTA (se for homem e tiver 18 ou mais anos),
─ Dados pessoais do responsável, no caso seu pai , sua mãe ou alguém maior de idade que esteja responsável por você;
Nome completo;
RG, CPF.
OBS: na opção “Ôrgão Expedidor” tanto para o aluno quanto para o responsável, escolha a ultima opção clicando no campo e escolha “SSP”.
* Preencha todos os campos  que forem necessários corretamente.
Atenção: Nos campos de e-mail e senha, você precisa ter bastante atenção nesta parte, pois é com o e-mail que você vai receber o código de acesso no sistema, para finalizar o seu cadastro. Portanto é de extrema importância que o e-mail que você vai cadastrar, seja verdadeiro, que você tenha acesso a caixa de e-mails.
No campo de senha: anote primeiramente num papel a senha que você vai cadastrar, depois você digita ela no campo e repete no campo de confirmar, as duas precisam serem exatamente iguais. Feito isto, visualiza primeiro todas as informações, para ver se está tudo corretamente, depois clica na opção “SALVAR”.
Depois de salvar, uma tela vai surgir, informando que foi enviado um e- mail para sua caixa de e-mails, com as informações de cadastro e com o código de acesso no sistema.
Agora você só precisa entrar no seu e-mail, pegar o código de acesso e clicar aqui para entrar no sistema do SIAEP
Veja na imagem para o próxima passo
Desta vez já com o seu código de acesso em mãos, e com a senha que você cadastrou, digita nos campos “Código de Acesso” e “Senha”, para acessar o sistema, e finalizar sua pré-matrícula.
A janela é igual a essa da imagem seguinte, você vai clicar no botão azul que está escrito “Vagas para Inscrição”.
Veja a imagem seguinte:

Ao clicar em “Vagas para Inscrição” você vai ser redirecionado para outra página, igual a da imagem logo abaixo.

Agora é só clicar na opção “cidade”, e escolha a sua cidade que você vai estudar, na opção “turno”, escolha o turno, em “escola” coloca o nome da escola que você vai se matricular, em seguida, clicar em “Localizar”.
Uma janela com o município e o nome da sua escola, deve aparecer, daí basta clicar em “Inscreva-se Aqui” à direita da do nome da escola.
O a matrícula será realizada com sucesso, uma janela vai aparecer com a ficha de sua inscrição para você salvar/imprimir e levar na sua escola.
Veja imagem:
Atenção: caso não aparecer a janela com a ficha de inscrito, clica no menu da esquerda “Área do Candidato” e escolhe a opção “Minha Inscrição” depois clica em “Ficha de Inscrição”.
Depois de todo esse processo, você só precisa levar a ficha pra sua escola no tempo e datas exatamente  como mostrado na ficha.
Espero que com esse tutorial, tenha ficado mais fácil o cadastro de vocês, boa sorte e bons estudos.

Compartilhe usando

Disqus Comments