-->

Como redefinir o seu Android e deixá-lo como novo?

Comprar um telefone usado, ou mesmo herdar de amigo ou familiar que trocou de dispositivo implica em inserir uma nova conta Google, Gmail, Facebook e outros. Para isso, é preciso um trabalho de “escravo”, apagando coisas, reeditando configurações, um verdadeiro saco! Porém, existe uma maneira bem mais fácil de fazer isso e ainda oferece o dispositivo como quando estava na caixa. Hoje, na nossa série de Android para Principiantes, vamos mostrar como resetar um smartphone Android.

Como resetar um telefone móvel Android?

A melhor solução para que o seu smartphone volte a funcionar como antes da instalação de aplicativos ou configurações de contas de e-mail, o reset vai apagar tudo o que está instalado até este momento, deixando apenas os aplicativos nativos do aparelho. Assim, o melhor é fazer primeiro um backup ou cópia de segurança de todos os seus arquivos, conforme publicamos, há algumas semanas, aqui no AndroidPIT.
O processo de reset é muito fácil e pode ser realizado em apenas três passos simples. Tudo vai depender da versão do Android que roda no dispositivo e da fabricante, mas, na maioria dos casos, o processo é praticamente o mesmo. A única coisa que pode mudar é a ordem das ações, caso contrário, tudo deve ser igual:
Normalmente está no Menu > Configurações > Privacidade > Reestabelecer dados de fábrica.
Podendo variar para Menu > Configurações > Armazenamento > Reestabelecer dados de fábrica.
No Android 4.0 Ice Cream Sandwich, você pode acessar essa função em Menu > Backup > Redefinir Telefone.
Optando por Reestabelecer dados de fábrica, você chegará a esta imagem:
Como você pode perceber, o sistema operacional Android é bastante intuitivo, a única diferença nestes processos vem com a nomenclatura. É importante notar que se você tiver um cartão microSD, terá que, explicitamente, selecionar a opção de excluir o conteúdo contido nele. Depois de ter terminado o reset, o telefone voltará às configurações de fábrica, irá apagar todos os dados (apps, senhas, cache, etc.) armazenados na memória interna. Caso você não tenha selecionado a opção “formatar cartão SD”, tudo o que foi armazenado nele permanecerá lá.
Após reinicializar o seu smartphone, você precisará reconfigurar o idioma do telefone e da conta do Gmail que você quer ter no aparelho. Partindo do zero.