Smartphones de metal poderão ter carregamento sem fio com esta tecnologia da Qualcomm

Tecnologia foi atualizada em parceria com a Rezence e implementada no próprio padrão WiPower.

qualcomm-wipower
A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (28) uma atualização na tecnologia WiPower, que carrega inúmeros dispositivos sem nenhum tipo de cabo. Agora é possível transferir a carga inclusive para smartphones que tenham acabamento de metal (ou qualquer outro tipo de aparelho), sem precisar de capinhas específicas para o recarregamento.
Isso foi possível por causa da parceria com o padrão Rezence, que utiliza o carregamento por ressonância magnética. Em 2013, já era possível que múltiplos dispositivos fossem carregados em uma mesma superfície, ainda que pequenos objetos interferissem no carregamento. A novidade é que a Qualcomm conseguiu fazer com que uma traseira de metal não atrapalhe a condução da carga.
Outros benefícios da tecnologia WiPower incluem o carregamento de múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. Ela não se estende apenas para smartphones: teclados, mouses e até lâmpadas com uma base compatível podem ser carregados sem fio, como mostra o vídeo abaixo.
Ao comprar uma base compatível, o usuário pode fixá-la embaixo de uma mesa e assim criar uma área que carrega os dispositivos. Pode ser uma solução para quem não quer trocar seu monitor pelo lançamento da Samsung, por exemplo.
Embora a novidade seja interessante, a Qualcomm não mencionou como ela foi possível, nem se a traseira de metal afeta na velocidade do carregamento. Todas as companhias parceiras da Aliança para Carregamento sem Fio (A4WP), fundada pela Qualcomm, já podem implementar a nova tecnologia, que deve aparecer nos smartphones nos próximos anos.

Autor: