A grande vantagem é que, se você faz a coisa certa, pode ter grande retorno. Não é o método mais fácil e exigirá aprender muitas coisas, inclusive técnicas sobre produção de conteúdo específico, manter um blog de nicho/assunto bem definido e fidelizar seu público alvo, tornando-se uma referência para eles.
Outra forma muito comum e que exige menos esforço são os sistemas CPC (custo por clique) que a maioria conhece graças ao AdSense da Google. Você coloca banners de anúncios dentro do layout do seu blog, nos locais mais estratégicos e espera que seu visitante eventualmente clique nos anúncios. Quando isso acontece o sistema paga uma pequena quantia a você por ter direcionado um potencial cliente para o anunciante.
Pode parecer mais fácil, só que exigirá grande produção de conteúdo, grande volume de visitas para seu blog e um público disposto a clicar em anúncios (o que está cada vez mais raro na internet). A dificuldade é que blogs com poucas visitas não conseguirá gerar uma receita significativa.
Mas antes de tudo…
Você precisará aprender a ser um Blogueiro Profissional. Deverá primeiro se dedicar ao conhecimento e ter um projeto de longo prazo.
Entenda melhor visitando o Blog do Marcos Lemos.