Play Store começa a aceitar aplicativos de até 100 MB dos desenvolvedores. / © ANDROIDPIT |
O Google anunciou que a partir de hoje, a Play Store aceitará arquivos de até 100 MB dos desenvolvedores interessados em hospedar suas aplicações na loja virtual da empresa. Segundo o Big G, a mudança foi necessária devido ao recente avanço nas especificações dos smartphones e pela necessidade dos desenvolvedores em adaptar o mesmo app para centenas de smartphones ou tablets com características diferentes. Atualmente, o usuário é alertado sempre que o aplicativo selecionado ultrapassa os 50 MB limitado pela Play Store, recomendando o uso de uma rede Wi-Fi para realizar o download completo do item. Em alguns casos, o desenvolvedor solicita a instalação de um pacote de dados adicionais que, geralmente, adicionam mais "volume" além dos 50 MB já baixados pelo usuário.
Com a mudança, o alerta aparecerá ao usuário sempre que o aplicativo ou jogo ultrapassar os 100 MB de limite da Play Store, sugerindo a utilização de uma rede Wi-Fi para finalizar a instalação. Os pacotes adicionais permanecem com o volume máximo de 4GB após o download limite de 100 MB por aplicativo, quando necessário e definido pelo desenvolvedor. É possível que alguns jogos, como o Need for Speed: Most Wanted, por exemplo, não precise mais de um pacote adicional tão grande como os 700 MB que são instalados após o download.
Dispositivos com o armazenamento interno menor podem sentir o impacto dessa mudança futuramente, como os modelos com 8GB de memória interna e sem a possibilidade de expansão. Além do desenvolvedor poder criar aplicações maiores, a migração para a plataforma de 64 bits automaticamente fará com que todos os aplicativos ganhem mais recursos e sejam bem aprimorados por seus desenvolvedores, resultando em um volume maior para apps que atualmente são menores e com menos recursos.
Fonte: Android Developers Blog