Na abertura da nota publicada na página internacional de suporte da Motorola, a fabricante diz que sua "filosofia é de complementar o Android e não concorrer com ele". Assim, a empresa informa que vai remover aplicativos e serviços exclusivos em prol da melhor experiência de uso dos seus smartphones. Entre os recursos da fabricante que passam a não existir no Marshmallow estão: o Moto Assist, Motorola Connect e Migração Motorola. Além disso, funções como o Moto Tela e a Tela Ambiente tiveram algumas mudanças, bem como a integração da função Attentive Display para o menu Moto, em Ações.
Moto Assist
O Motorola Assist é uma espécie de assessor pessoal que identifica quando você não deve ser incomodado, por exemplo, quando você está dormindo ou em reunião. Depois que você determina alguns horários, o app vai assegurar que você receba apenas ligações importantes. Além disso, o software identifica quando você está dirigindo e lê mensagens em voz alta ou reproduz músicas, por exemplo.
Contudo, com a adição de um serviço similar ao Android 6.0, a fabricante indica o uso do recurso nativo "Não Perturbe". Para tanto, no Marshmallow será necessário acessar Configurações > Som e notificações > Não perturbe.
Para usar o recurso "manter a tela desligada", você precisará lançar o aplicativo Moto > Ícone da ferramenta > Tela > ativar manter a tela desligada.
E, por fim, para usar os recursos "Dirigindo" e "Lugares", e fazer com que seu celular possa ler as suas mensagens para você enquanto você dirige, acesse o aplicativo Moto > Ícone da ferramenta > Voz > Fale comigo. Já os recursos "Mantenha em silêncio" enquanto dirige ou em determinado local, e "Reproduzir música" já não terão mais suporte pela Motorola!
Motorola Connect para o Chrome
A partir de novembro, a Motorola não vai mais oferecer suporte para o Motorola Connect, serviço que permite enviar e receber mensagens de texto a partir do navegador Chrome, no seu computador. Depois desta data, para continuar contando com as facilidades deste serviço, a Motorola indica o uso do Pushbullet, do Mighty Text e do Gerenciador de Dispositivos Android.
PushbulletMigração Motorola
O Migração Motorola foi a famosa "mão na roda" na época do seu lançamento, e facilitou a vida de muito usuários que migravam para o Android. Mas como tudo o que é bom acaba, ou neste caso é copiado pela Google, o serviço se tornou obsoleto para dispositivos rodando com Android Marshmallow. Contudo, o aplicativo ainda estará disponível para a migração de dados entre smartphones rodando com Android 5.1.1 Lollipop ou inferior.
Moto Tela e a Tela Ambiente
Com o Marshmallow, a Motorola unificou o Moto Tela e a Tela Ambiente em apenas um lugar. Desta forma, o menu de configurações da tela e a Tela Ambiente já não estão no menu de configurações do sistema. Para ativar e desativar o Moto Tela no Marshmallow será necessário abrir o aplicativos Moto > Ícone da ferramenta > Tela > clicar no botão na parte superior do app. A Motorola informa ainda que estendeu o suporte para mais aplicativos de música ao recurso de controle do player de música a partir do Moto Tela.
Attentive Display
Por fim, a fabricante do Moto X Style integrou o recurso Attentive Display ao Moto Ações. Para ativá-lo é necessário lançar o aplicativo Moto > Ícone da ferramenta > Ações > Attentive Display. Este recurso é executado no modo de economia de bateria, isso significa que quando você não estiver olhando para a tela, ela vai desligar para economizar bateria.
Com essa reformulação, a Motorola deixa a sua interface de usuário e experiência com o software ainda mais perto daquilo que temos na linha Nexus da Google e, por outro lado, torna ainda mais rápida a integração das novas versões do Android ao hardware dos seus dispositivos. E isso significa que a atualização dos smartphones da linha Moto tendem a acontecer em um período de tempo ainda menor.
Fonte: Motorola